Rondônia está entre os 4 estados que mais tiveram queda no número de assassinatos no primeiro semestre
As ações de combate à criminalidade implementadas pelo governador do estado de Rondônia, Coronel Marcos Rocha, e pelo Secretário de Estado de Segurança Pública, Coronel Vital, têm surtido efeitos positivos. Os dados do Índice Nacional de Homicídios, criado pelo G1, demonstram que Rondônia está entre os estados historicamente com as maiores quedas de assassinatos no primeiro semestre deste ano. A reportagem mostra que Rondônia apresenta uma redução de 19,1%, ficando atrás apenas de Roraima, com queda de 22,5%; Paraíba, com 22,4%; e Sergipe, com 19,01%.
Segundo o Coronel Vital, a diminuição dos assassinatos se deve ao esforço de toda a força de segurança pública do Estado de Rondônia. “O governador Coronel Marcos Rocha tem priorizado políticas públicas de prevenção e repressão qualificada. Além disso, estamos focados em intervenções na criminalidade, fortalecendo as operações de segurança com a abordagem de ‘tolerância zero’ contra a criminalidade”, concluiu.
Em todo o Brasil, 19,7 mil pessoas foram assassinadas nos seis primeiros meses deste ano. Dez estados tiveram aumentos nas mortes violentas: AC, AL, AP, ES, MA, MG, RJ, RS, SC e TO. O Amapá é o estado com o maior aumento: 65,1%.
Fonte: Jornalinforondonia.com com informações do G1