“A retomada dos voos em Cacoal é essencial para a economia”, alerta Jaqueline Cassol
A deputada federal Jaqueline Cassol (PP-RO) cobrou mais uma vez da Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC) a retomada dos voos no aeroporto de Cacoal. O aeroporto é o único do interior do estado que continua sem pousos e decolagens. Nessa quinta-feira (30), Jaqueline Cassol reuniu -se com o Superintendente de Infraestrutura Aeroportuária (SIA) da ANAC, Giovano Palma, na sede da agência em Brasília.
Durante o encontro, o superintendente destacou que a Azul Linhas Aéreas já está autorizada a operar por VRF – sigla que corresponde as orientações visuas -até oito voos semanais na cidade, com aeronaves com capacidade entre nove e 108 passageiros.
“O aeroporto já está apto para até oito frequências semanais. No entanto, para operações por instrumentos há necessidade de certificação junto a ANAC ” explicou.
A deputada ressaltou que a falta de voos locais dificulta o desenvolvimento econômico regional, uma vez que a demanda é alta e aeródromo mais próximo fica há cerca de 107 quilômetros de distância, em Ji-Paraná.
“O aeroporto de Cacoal tem todas as condições de infraestrutura e não faz sentido a demora na volta dos voos. A Azul Linhas Aéreas está criando uma série de critérios que estão sendo superados um a um e mesmo assim recebemos sempre uma informação negativa. A falta de voos prejudica a economia”, alertou.
Os voos em Cacoal foram interrompidos logo no início da pandemia da Covid-19, em março de 2020, e desde então o aeroporto já passou por inúmeras melhorias e adequações solicitadas pela Azul e Anac. A principal queixa da companhia aérea era a falta de segurança da cerca patrimonial.
Segundo o DER as obras da cerca já estão 75% executadas, os sistemas PAPI foram instalados nas duas cabeceiras, a aeronave do Grupo Especial de Inspeção em Voo (GEIV) já fez a verificação do espaço. Além disso, o terminal de passageiros foi concluído, a ampliação da faixa da pista está pronta e o processo de certificação para poucos e decolagens por instrumentos já foi iniciado.
OFÍCIO- A deputada enviou também um ofício ao presidente da Azul John Rodser informando o andamento das obras e solicitando esforços para as volta das atividades. O documento contém ainda o apoio de lideranças da cidade como o prefeito Adailton Furia, o presidente da Câmara João Paulo e os presidentes do CDL Adeveudo Gomer e da ACIC Joici Strey.