Governador Marcos Rocha garante que usará superávit em ações estratégicas como a melhoria das estradas
Em entrevista para as emissoras de rádio de Rolim de Moura, o governador de Rondônia, coronel Marcos Rocha, acompanhado do vice-governador, José Jodan, e da primeira dama e secretária da Seas, Luana Rocha, destacou o esforço que foi feito para deixar o orçamento de Rondônia positivo para 2020, e que o superávit será usado em ações estratégicas como recuperação das estradas estaduais.
Essa é uma das prioridades do Plano Estratégico do Governo, e também uma das demandas principais da população.
Segundo Marcos Rocha, a missão é ter frentes de trabalho em todo o Estado. Para isso, alguns lotes serão terceirizados, ou seja, por meio de licitações, empresas serão contratadas para somar, junto ao Departamento de Estradas de Rodagem, Infraestrutura e Serviços Públicos (DER), na pavimentação e manutenção das estradas.
‘‘Quando assumimos o Estado, estávamos com déficit orçamentário, tínhamos que cumprir o teto de gastos, além disso, o DER só tinha 12% das maquinas funcionando e não tinha massa asfáltica, mesmo assim nós usamos um composto de solo e cimento nas estradas para tapar os buracos. Mas neste ano é diferente. O DER conseguiu recuperar 90% das máquinas e faremos, em breve, a licitação para que, somado ao trabalho do DER, empresas ajudem a agilizar o serviço de pavimentação e manutenção das estradas. Com esta medida, estaremos gerando empregos, pois teremos a necessidade de mãos de obra’’, disse o governador, que pretende tonar Rondônia o estado com a menor taxa de desemprego do país.
O governador aproveitou para esclarecer a responsabilidade de cada um na recuperação das vias. “O Estado é responsável pela recuperação das estradas estaduais, conhecidas como ROs, que ligam os municípios. A União é responsável pelas BRs. E cabe às prefeituras dar condições de trafego nas ruas do município”.
Ele também aproveitou para desfazer a confusão em relação ao atendimento de saúde. “O Estado é responsável pelos atendimentos de alta complexidade, e é das prefeituras a responsabilidade pelas UPAs”.
Marcos Rocha ainda reforçou que os bons resultados já alcançados no Estado são frutos de um trabalho firme de combate à corrupção. ‘‘Quem se corromper está fora do governo e vai responder na justiça’’, garante.
O controle de gastos e a transparência foram destacadas por ele como mecanismos importantes para Rondônia avançar em desenvolvimento.
As entrevistas aos veículos de comunicação fazem parte de um conjunto de ações que o governador realizou no interior do Estado desde quinta-feira (6), como a abertura do ano letivo e a inauguração da praça Beira Rio, em Ji- Paraná, a reativação da usina de nitrogênio, em Ouro Preto do Oeste, inauguração da sede regional da Idaron, em Rolim de Moura, e a entrega de maquinários para Emater, DER, e para o setor produtivo.