Política

Vereador Ronny Zanotelli crítica aumento de tarifas da energia

Na Sessão Plenária da Câmara Municipal de Rolim de Moura, realizada no início da semana (5), o Vereador Ronny Ton Zanotelli (PTB), realizou críticas contundentes quanto ao aumento de 52% anunciado no fim de junho pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), devido ao baixo nível das reservas hídricas das usinas hidrelétricas brasileiras.

-->

Segundo Zanotelli, a bandeira vermelha nas tarifas de energia dos rondonienses não se justifica porque Rondônia é uma dos maiores produtores de energia do país conta com reservatórios hidrelétricos em bom nível.

“A questão tarifária da energia tornou-se um problema sério e recorrente para o consumidor final rondoniense. Não faz o menor sentido que um estado que se estabeleceu como um dos maiores produtores de energia do país seja penalizado por questões que não nos atingem”, afirmou o vereador.

Ronny ainda solicitou que as forças políticas do estado se unam para que a população não seja mais uma vez penalizada. “Temos ações da sociedade civil organizada que já se iniciaram para conter esse absurdo e rogo aos meus pares que sejamos enfáticos na defesa do consumidor rondoniense, uma vez que já se fala em aumentos de mais de 90% caso os níveis dos reservatórios sigam baixando”, enfatizou o petebista.

BANDEIRA VERMELHA – A escolha da bandeira aplicada mês a mês depende das condições de atendimento à demanda de energia no Sistema Interligado Nacional (SIN).

“Em junho, as afluências nas principais bacias hidrográficas do SIN estiveram entre as mais críticas do histórico”, explico a Aneel em nota.

Com isso, sobem os custos relacionados ao risco hidrológico (GSF) e o preço da energia no mercado de curto prazo (PLD), variáveis que determinam a cor da bandeira a ser acionada – e ficam mais caras quando falta tendo sido aventada a possibilidade de a cobrança subir mais de 90% a depender do patamar.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo