Geral

Prefeitura de Espigão d’Oeste, RO, decreta estado de calamidade após rio usado no abastecimento de água secar

De acordo com a prefeitura, não há água suficiente para consumo humano e existe a dificuldade de irrigação das plantações e no trato de animais. Equipamentos para a captação de água tiveram que ser desligados.

A prefeitura de Espigão d’Oeste (RO) decretou, na terça-feira (24), estado de calamidade pública, após a forte e histórica estiagem afetar o manancial do Rio Palmeiras, único rio que é usado na captação e distribuição de água no município.

-->

De acordo com a prefeitura, a falta de água, tanto para o consumo humano quanto para o uso nas plantações e no trato de animais “se prolonga sem definição de recuperação”.

Nas redes sociais, Lauro Fernandes, diretor técnico operacional da Caerd, revelou que os equipamentos para a captação de água tiveram que ser desligados.

“O rio praticamente perdeu a capacidade de vazão, nós tivemos que desligar os equipamentos, porque todos eles estão ali, no seco praticamente”.

A falta de água, além de afetar as famílias da zona urbana do município, também deve reduzir a produção de leite e bovinos de corte.

Segundo o decreto, publicado na terça, o status de calamidade pública se manterá até que haja o aumento das chuvas e se “restabeleça a normalidade do fornecimento de água tratada”.

Fonte: g1 RO

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo