Prefeitura de Rolim de Moura e concessionária recomendam o uso consciente de água tratada neste período de quarentena
A pandemia do Coronavírus (Covid-19) impôs à sociedade uma mudança brusca de comportamento, como o isolamento social para conter a contaminação em massa da população, além da higienização das mãos, superfícies e objetos com água e sabão, que precisaram ser reforçados. Diante deste cenário, a Prefeitura de Rolim de Moura e a Concessionária Águas de Rolim de Moura recomendam-se que os cuidados de não se infectar com o vírus deve estar aliado ao uso consciente da água, evitando excessos e desperdícios. Principalmente para que o valor da fatura não saia do orçamento familiar programado.
Durante o período de quarentena, o consumo de água da população se eleva consideravelmente, pois as famílias passam mais tempo em casa e a água tratada é uma das melhores ferramentas de prevenção ao avanço do vírus.
Vivenciando um momento sensível, todas as medidas de conscientização para o uso racional da água e de proibição de desperdício devem ser efetuadas, controlando o consumo de água durante este período.
EVITE O DESPERDÍCIO
A recomendação é de que os cidadãos evitem a utilização de água distribuída pela rede pública para outras finalidades, como por exemplo:
– Evite usar mangueiras para lavagem de carro e de calçadas, que podem ser varridas;
– Molhe plantas e jardins ao entardecer ou amanhecer. Isso evita a evaporação rápida da água. Utilize regador em vez de mangueira;
– Feche bem as torneiras durante o ensaboamento das mãos e após o uso. Torneira aberta durante um minuto gasta três litros de água;
– Feche a torneira enquanto escova os dentes ou faz a barba;
– Evite banhos demorados. O chuveiro aberto em 15 minutos gasta 60 litros de água;
– Antes de lavar a louça, remova restos de comida dos pratos e das panelas, ensaboe e só abra a torneira para o enxague, dentre outros.
A colaboração da população em incluir pequenas atitudes na rotina diária é o principal fator para que o uso da água aconteça de forma racional.