Geral

Saiba quando e como avisar a empresa na qual você trabalha sobre a gravidez

Depois da euforia de receber o teste positivo de gravidez, muitas coisas passam pela cabeça da mulher. Uma preocupação, em especial, surge logo de início: como dar a notícia para o chefe? Se você está se preparando para o grande anúncio no trabalho, não há o que temer. Existem maneiras de abordar a conversa para manter o processo livre de estresse para você e seu empregador.

Não existe uma regra universal, mas alguns fatores podem ser considerados na hora de contar para o seu chefe sobre a gestação.

– Conte o quanto antes: você não é obrigada a contar para seu chefe que pretende engravidar – algumas relações de trabalho não contemplam essa intimidade, e não há qualquer problema em guardar a decisão de ter um filho para você. Mas uma vez que você está comprovadamente grávida, é bom começar a pensar no momento de contar sobre a gestação. Algumas mulheres falam assim que o exame de sangue atesta a gravidez, outras preferem esperar os três meses iniciais, em que a probabilidade de um aborto natural é mais comum. De qualquer forma, é bom não deixar passar muito disso: assim seu chefe terá cerca de um semestre para organizar sua substituição durante a licença-maternidade.

– Seja clara, direta, e profissional: a vinda de um filho é um momento muito especial na vida de uma mulher. E, embora ela cause algumas modificações no ambiente de trabalho, você tem todo o direito de vivenciá-la. Ao conversar com o chefe, mantenha o nível da conversa no profissional, sem discutir questões pessoais. Também não se desculpe, ou coloque o fato como um problema – fazendo assim você só aumenta as chances de realmente criar um no ambiente de trabalho.

– Prontifique-se a ajudar seu chefe: tente se colocar no lugar do seu supervisor e pense – “o que eu poderia fazer para que a transição para a licença-maternidade seja a mais tranquila possível?”. Se você chegar à conclusão de que será necessário procurar uma pessoa para substituí-la, ou treinar uma pessoa que já trabalha na equipe para que ela exerça temporariamente suas funções, ofereça sua ajuda nesse sentido. Fazendo isso, certamente você ganhará alguns pontos com o chefe.

– Fale primeiro para o chefe: a pior coisa que pode acontecer é seu supervisor descobrir sua gravidez por uma terceira pessoa. Sabe o que ele pensará? Que você estava escondendo a informação e que sabe-se lá quando iria contar (deixando o problema na mão dele). Para evitar que isso aconteça, conte primeiro ao chefe, depois ao RH da empresa e então ao restante da equipe. Se você tiver um amigo próximo no trabalho, a quem pretende confidenciar a informação antes, certifique-se de que ele é capaz de mantê-la em sigilo.

– Converse reservadamente: a conversa com o chefe pode ser um momento delicado, em que você precisará ser hábil para apresentar a novidade e discutir o que muda com sua nova condição. Por isso, prefira tê-la sem a intromissão de outras pessoas, para que o diálogo flua melhor.

– Mantenha seu ritmo de trabalho tanto quanto possível: essa é uma última dica para que sua situação no emprego durante a gravidez seja pacífica. Quando você se mostra atuante, preocupada em colaborar com a equipe, todos percebem que a gestação não é motivo de preocupação para o resultado final dos projetos em andamento. Claro que é natural que você fique enjoada, com ligeiro mal-estar (principalmente no início da gravidez), e com mobilidade reduzida conforme a barriga aumenta. Mas mantendo seu profissionalismo, todos saem ganhando – principalmente você, que se mostra importante para a função que executa (afinal, você deseja que seu emprego esteja ali ao fim da estabilidade, não é mesmo?).

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo