ATUALIZADA: Saúde de Santa Luzia esclarece sobre 02 casos positivos de Coronavírus
Trata-se de pessoa de contato direto (cônjuge) do paciente positivado por exame laboratorial que cumpre isolamento domiciliar na mesma residência. A doutora responsável pela Equipe Técnica de Enfrentamento, que monitora diariamente os pacientes identificou o desenvolvimento de sintomas COVID-19 até então não relatados e que o paciente não soube responder o início, comprometendo a análise laboratorial.
Nesse caso utilizou-se o CRITÉRIO CLÍNICO-EPIDEMIOLÓGICO (Contato próximo domiciliar de caso confirmado laboratorial, que apresentar febre E/OU qualquer sintoma respiratório, dentro de 14 dias após o último contato com o paciente e para o qual não foi possível a investigação laboratorial específica).
Na impossibilidade da confiabilidade quanto o início sintomático não narrado anteriormente a investigação laboratorial torna-se inespecífica utiliza-se outros tipos de diagnósticos todos amparados.
Portanto, utilizando o critério clínico-epidemiológico considerou-se o contato direto conjugal, que permanece em isolamento domiciliar juntamente com o positivo laboratorial, como um segundo caso covid-19 em conformidade Plano de Contingência da AGEVISA/RO e apoio técnico do CIEVS/RO (Centro de Informações Estratégicas da Vigilância em Saúde).
A Equipe está à disposição para dúvidas pelo telefone (69) 98495-5989