Saúde

Chega ao distrito de surpresa a equipe de imunização da campanha “Vacinação não tem fronteira”

O distrito de Surpresa, que fica a 200 quilômetros de Guajará Mirim, iniciou os trabalhos de imunização nesta terça-feira (18). A localidade só tem acesso por meio fluvial, é uma viagem pelo Rio Mamoré que leva aproximadamente 5 horas.
No distrito de Surpresa, a equipe da diretora da unidade de saúde Antônio Elias Teixeira, Samayara Correia, composta pela enfermeira Alessandra Paula Carvalho, e os Agentes Comunitários Francimar Castro e Juarez Arowa, indígena, ganhou força com a chegada da equipe de vacinação.
A técnica em enfermagem, Cândida Vasques, da equipe de Guajará Mirim, tem como expectativa atender a população vacinal de aproximadamente 2.000 pessoas, durante uma semana. Apesar da suspenção da energia por 2 horas para trocar de gerador, na manhã de terça-feira a equipe atendeu cerca de 10 famílias, na maioria mães em busca de atualizar as carteiras vacinais.
“Eu trabalho na unidade Delta Martinez em Guajará, como a unidade de Surpresa não tem vacinadores é necessário vir mensalmente e ficar em média uma semana para atender a população. A mobilização da campanha, com oferta de todas vacinas e a conscientização para atualização de carteira, acaba por atrair mais a comunidade e melhorar o índice vacinal” – frisou Cândida.
A coordenação estadual de imunização da Agência Estadual de Vigilância em Saúde (Agevisa) destacou equipes para fortalecer o trabalho das secretarias municipais das cidades de Guajará Mirim, Nova Mamoré, Costa Marques, São Francisco do Guaporé, Alta Floresta d’Oeste, Alto Alegre dos Parecis, Pimenteiras do Oeste, Cabixi e Porto Velho.

TEXTO E FOTOS AURIMAR LIMA

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo