Energisa doa 107 equipamentos para conservação de vacinas contra a Covid-19 em Rondônia
A Energisa vai doar 97 geladeiras, nove freezers e uma câmara fria para Secretarias Municipais de Saúde para conservação local de vacinas contra a Covid-19. Os 107 equipamentos serão distribuídos para os 52 municípios de Rondônia e fazem parte das doações do movimento Unidos pela Vacina.
A entrega dos refrigeradores começou nesta quarta-feira (09) em Porto Velho com a assinatura do Termo de Doação de oito geladeiras, dois freezers e uma câmara fria para a capital, durante cerimônia simbólica no Porto do Caí N’água. De lá, saiu o Barco Saúde, da Secretaria Municipal de Saúde de Porto Velho, com uma geladeira e um freezer. Ele vai percorrer as comunidades ribeirinhas do rio Madeira.
“Vamos vacinar 100% dos nossos ribeirinhos com mais de 18 anos. O Programa Nacional de Imunização contempla essa vacinação sem que haja necessidade de deslocamento, que é extremamente complexo nesse momento de pandemia”, afirmou o prefeito Hildon Chaves, que recebeu os primeiros equipamentos no Barco Saúde ao lado da secretária de saúde, Eliane Pasini.
Além da Capital, as secretarias municipais de saúde que receberão maior quantidade são: Ariquemes (9), Monte Negro (6), Campo Novo (4), Guajará-Mirim (3) e Nova Mamoré (3). Os equipamentos são da marca Esmaltec, de 259 litros, e conta com o Selo Procel de Economia de Energia. A câmara fria, por exemplo, tem capacidade para armazenar até 12.500 doses.
“As necessidades foram apontadas pelos próprios municípios em levantamento prévio realizado pela equipe da Energisa para o Movimento Unidos ela Vacina”, lembrou o gerente da Energisa, Fernando Tupan, após a entrega em Porto Velho. “O UPV tem uma governança importante para garantir que as doações contribuam de fato para a universalização da vacinação”, completou.
Quando o Unidos pela Vacina foi lançado em Rondônia, no mês de abril, os municípios foram consultados sobre as necessidades de geladeiras, caixas térmicas para conservação do imunizante. A doação foi viabilizada pela Energisa dentro do Programa de Eficiência Energética da Energisa, regulado pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel).
Diretor-presidente da Energisa e um dos coordenadores do movimento em Rondônia, André Theobald destaca a importância da união para garantir que mais pessoas sejam vacinadas o quanto antes. “Nosso papel é o de apoiar, ajudar a garantir a imunização e levantar os insumos necessários. Nós buscamos soluções, pois sabemos que a vacinação é fundamental para a nossa sociedade. Estes equipamentos que serão destinados aos municípios são para ajudar neste processo e, principalmente, garantir que nenhuma dose se perca por falta de refrigeração ou conservação local inadequada”, garante Theobald.
Sobre o Unidos pela Vacina (UPV)
O Unidos Pela Vacina foi idealizado pelo Grupo Mulheres do Brasil, liderado pela empresária Luíza Trajano. Reúne empresários, executivos, artistas, atletas, cientistas, representantes de entidades setoriais, instituições, associações, comunidades e ONGs, ligadas por um único propósito: tornar viável vacinar todos os brasileiros até setembro de 2021.
O Grupo Energisa participa do Unidos pela Vacina em nível nacional e está engajado na coordenação local do movimento ao lado do Mulheres do Brasil nos estados de Rondônia, Acre, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul.
Sobre a Energisa
Com 116 anos de história, o Grupo Energisa é o maior privado do setor elétrico com capital nacional e o também o maior na Amazônia Legal. Uma das primeiras empresas a abrir capital no Brasil, a companhia controla 11 distribuidoras em Minas Gerais, Paraíba, Rio de Janeiro, Sergipe, Mato Grosso, Mato Grosso …