Saúde

Fila Zero: Mutirão de Cataratas em Rondônia amplia expectativa de vida de pacientes

Voltar a enxergar, ter melhor qualidade de vida e ver tudo colorido é o resultado do Projeto “Fila Zero”, executado por meio do mutirão de cataratas em Rondônia. O programa é idealizado pelo governador, Coronel Marcos Rocha e secretário de saúde, Fernando Máximo, com apoio da deputada federal Jaqueline Cassol, que destinou emenda parlamentar. Em 2019 o Governo do Estado iniciou as cirurgias em Porto Velho, capital do Estado, onde foram realizadas 2.500 cirurgias.

A deputada federal Jaqueline Cassol, buscando ampliar o programa, e trazer mais qualidade de vida aos pacientes, destinou o valor de R$ 3,6 milhões para as cirurgias de cataratas nas cidades de Cacoal, Pimenta Bueno, Espigão do Oeste, São Felipe do Oeste, Primavera de Rondônia e Ministro Andreazza, Costa Marques, Seringueiras e São Francisco. São 1.000 pacientes que se encontravam na fila do Sistema de Regulação Estadual (Sisreg) estão sendo beneficiados.

Jaqueline Cassol também possui o Projeto Visão, nome dado aos mutirões de cataratas, que já foi realizado em Vilhena (RO), no mês de dezembro e beneficiou 500 pacientes por meio da emenda parlamentar da deputada.

No último dia 01 de fevereiro, o mutirão iniciou em Cacoal (RO), e vem trazendo mais alegria a pacientes que tinham dificuldades de enxergar.

“Parabenizo a deputada federal Jaqueline Cassol pelo direcionamento de emendas para solucionarmos esse problema. Parabenizo, também, toda a equipe competente da Sesau”, frisou o governador, Coronel Marcos Rocha.

De acordo com o Secretário, o médico Fernando Máximo, a meta é zerar a fila de espera para a cirurgia de catarata em Rondônia até o mês de julho.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo