Governador Marcos Rocha investe no aparelhamento de hospitais para enfrentamento à pandemia
O Governo de Rondônia realiza um intenso trabalho de fortalecimento da rede estadual para atendimento a pacientes com Covid-19, com investimento no aparelhamento de hospitais. Através da Secretaria de Estado da Saúde (Sesau), sua equipe técnica e parceiros, o Estado trava firmemente uma guerra contra o vírus para salvar vidas.
Referência no atendimento desta doença no Estado, o Centro de Medicina Tropical de Rondônia (Cemetron) recebeu em março de 2020, 44 equipamentos entre ventiladores pulmonares mecânicos, cardioversores, monitores e leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI). Foi equipado ainda em abril com um gerador de energia de 125 KVA, além de aparelhos de ar-condicionado novos para os ambulatórios de Covid-19.
Ao todo, foram 43 aparelhos: 18 para o Cemetron, outros 20 para o Hospital de Base Doutor Ary Pinheiro (HB), três para o Hospital Regional de São Francisco do Guaporé e dois para a Assistência Médica Intensiva (AMI). O HB também recebeu um gerador de energia 500 KVA.
Em junho, os hospitais estaduais de Rondônia, que atendem pacientes com Covid-19, receberam novos aparelhos. Dos 65 ventiladores pulmonares, 40 foram destinados aos leitos hospitalares e 25 portáteis para ambulâncias. Os aparelhos foram enviados pelo Ministério da Saúde para reforçar o combate à Covid-19 no Estado.
No mesmo mês, 50 bombas de infusão compradas no início do ano pela Sesau e 25 ventiladores mecânicos de alta performance, doados pelo Ministério Público do Trabalho (MPT) e Tribunal Regional do Trabalho 14 região (TRT), somaram na luta para salvar vidas.
Em outubro, o governador, coronel Marcos Rocha, verificou in loco o funcionamento de um aparelho moderno de topografia, que passou a ser aliado no enfrentamento à Covid-19 no Cone Sul de Rondônia, através de investimentos do Governo. O equipamento instalado no Hospital Regional de Vilhena foi adquirido com recurso do Estado e aplicado através de emenda parlamentar. O custeio para a manutenção dele também é feito através de convênio com recurso estadual.
Todos os esforços são para proporcionar as melhores condições para que os pacientes sejam atendidos na rede estadual da Saúde e fiquem recuperados.