Governo de Rondônia e Sesc realizam parceria e atendimento do Ambulatório covid é feito em novo local
O serviço do Ambulatório Covid, destinado a atender servidores e seus familiares, que funcionava na Policlínica Oswaldo Cruz (POC), em Porto Velho, passou a ser realizado no Sesc Esplanada a partir deste mês. O termo de cooperação entre o Serviço Social do Comércio (Sesc) e o Governo de Rondônia, por meio Secretaria de Estado da Saúde (Sesau), tem o objetivo de fortalecer os serviços de saúde neste novo momento de combate a covid-19, onde há redução de casos, mas ainda é preciso vigilância.
A mudança ocorreu porque a POC está retomando atendimentos médicos especializados para todo estado de Rondônia, que haviam sido restringidos no ápice da pandemia para atender os protocolos sanitários. Na época, um bloco dessa unidade foi separada para atender o Ambulatório da covid da Saúde do Servidor, mas agora que o espaço voltou a ser utilizado para as finalidades de origem, foi decidido por um novo espaço para a manutenção dos atendimentos do Ambulatório.
“Em observação a diminuição dos casos de covid e considerando o número reduzido de pacientes aguardando serviço ambulatório especializado, em decisão conjunta da direção da POC e Sesau, decidimos realocar esse serviço em outro local e assim ampliarmos um pouco mais os serviços oferecidos na POC”, explicou a diretora da unidade, Mariana Aguiar.
A equipe médica da POC realiza os atendimentos no Sesc Esplanada, de segunda a sábado; sendo: às segundas, quartas e sextas-feiras, exclusivamente no período da tarde, terças e quintas, no período da manhã e tarde, e no sábado, pela manhã. ‘‘Nesse ambulatório é oferecido testagem para a covid, consulta médica e posto de coleta para exames laboratorial complementar”, disse a diretora.
São atendidos servidores estaduais e familiares, especialmente dos profissionais a serviço da Sesau, Polícia Militar (PM), Corpo de Bombeiros Militar (CBM) e agentes penitenciários. É necessário agendamento prévio: [email protected]. O Sesc Esplanada está localizado na avenida Presidente Dutra, 4175, no bairro Olaria, mas a entrada para atendimento no local é pela rua Tabajara, em frente ao Teatro Guaporé.
PARCERIA
O Sesc através de termo de cooperação, fornece o espaço contendo três consultórios para triagem, consulta e testagem, área externa ampla para acomodação adequada dos pacientes; energia elétrica, internet, mobiliário, e sistema de refrigeração. “A parceria com Sesc está sendo de grande valia por garantir a continuidade da oferta de serviços aos servidores bem como otimizar espaço da POC”, considera a diretora.
A coordenadora de saúde do Sesc, Lorena Santos, explicou que a parceria foi viabilizada pelo presidente do Sistema Fecomércio, Sesc e Senac, Raniery Araujo Coelho, no intuito que a união de esforços ajude na superação da pandemia. O Sesc recebeu a proposta de parceria com o Governo, pois o mesmo já realizava desde o ápice da pandemia, na clínica existente no local, atendimento aos próprios colaboradores, o que gradativamente foi ampliado para o público geral.
‘‘Com a redução dos casos, a nossa atividade voltada para o enfrentamento a covid-19 passou a ser feita apenas às segundas e sextas no período da manhã, e foi nesse momento que a Sesau nos procurou para verificar a possibilidade de uma parceria, de forma que os profissionais da POC pudessem atender, na mesma estrutura, nos dias que não tivemos atendimentos’’, explica.
A coordenadora pontuou ainda que a união para proteção da saúde da população é importante, pois apesar da queda de casos, ela considera que esse ainda é um período de manter a vigilância contra a doença. “É pelas pessoas que estamos unidos, e são elas as beneficiadas pelo atendimento de excelência feito tanto pelo Sesc quanto pelo Ambulatório do Estado. Mesmo com o recuo de casos, ainda estamos enfrentando a pandemia, tem aí pelo Brasil variantes, então esse não é o momento de baixar a guarda”.
De acordo com ela, esse momento da pandemia serviu “para nos unir, mostrar que somos iguais. Todos ficaram suscetíveis a covid-19, então eu espero que quando a pandemia passar, todos continuem com esse olhar de compaixão ao próximo, de empatia, e fazendo parcerias para o bem comum de ajudar pessoas. É o que podemos tirar de bom dos momentos tão difíceis que enfrentamos”.
ATENDIMENTO
Atualmente a média é de 20 atendimentos por dia no Ambulatório Covid. De gente como o militar aposentado Francisco Oliveira, que devido apresentar sintomas parecidos com o que teve em novembro do ano passado, quando foi diagnosticado com covid decidiu fazer o teste novamente.
Quando desenvolveu a doença em novembro de 2020, ele atribuiu a rápida recuperação, sem necessidade de hospitalização, ao diagnóstico precoce e tratamento. “Tomei os medicamentos, com dois dias não senti mais nada”. A nova estrutura foi aprovada por ele. “É rápido, um atendimento excelente, em um lugar amplo”, conta .
Com a esposa testada positivo para covid-19, o auxiliar de limpeza hospitalar, Voner Coimbra, decidiu fazer o teste, mesmo não tendo sintoma, para saber se também desenvolveu a doença também. O atendimento no novo local do Ambulatório foi bem avaliado por ele. ”Está ótimo, atendimento rápido, e o pessoal é bem tranquilo”, considera.
Mãe de uma enfermeira, a psicóloga Shirlene de Oliveira, fez o teste por prevenção devido o contato com a filha que trabalha na área da saúde, e por estar com sintomas gripais, e ela conta que o atendimento no lugar está aprovado. “Achei bem melhor esse ambiente, é um espaço arejado, amplo, com acomodação para as pessoas sentarem, sem aglomeração. Gostei”.