Hospital de Base amplia atendimento no Ambulatório de Trauma Ortopédico para pacientes pós-operatórios
O Ambulatório de Trauma Ortopédico (ATO) ampliou o atendimento a pacientes pós-operatórios. Instituído no Hospital de Base Dr. Ary Pinheiro em maio de 2019, com o intuito de atender pacientes ortopédicos que buscaram atendimento no Pronto Socorro João Paulo II, considerados pacientes “conservadores”, aqueles que não necessitam de cirurgia.
A diretora assistencial do HB, Maiara Carvalho explicou que uma das dificuldades das unidades hospitalares é o longo tempo de internação do paciente. Ela explica que “o ATO veio para facilitar o acesso do paciente ao procedimento de saúde sem a necessidade de internação, com agilidade”.
“Inicialmente a proposta era de atender apenas os pacientes conservadores regulados pelo Pronto Socorro João Paulo e Hospital Santa Marcelina, mas com a estruturação do serviço e aumento de recursos humanos no Ambulatório, temos atendido também os pacientes pós-operatório do Hospital de Base e crianças que necessitem de procedimentos conservadores”, disse a coordenadora de enfermagem, Milene Furtado.
Adilson Amaral paciente do Ambulatório, vitima de um acidente de trânsito, recebeu o primeiro atendimento no Pronto Socorro João Paulo II, e será acompanhado no ATO. Ele conta: “Nem precisei ser internado, achei melhor, e acompanhado minha recuperação será mais rápida”.
A primeira consulta no Ambulatório de Trauma Ortopédico é agendada pela regulação das unidades hospitalares, e posteriormente, o acompanhamento é feito pelo próprio ambulatório. O atendimento acontece de segunda-feira a sexta-feira, nos horários matutinos e vespertinos.
Os procedimentos ambulatoriais realizados são diversos, como: curativo, gesso, tipoia, retirada de pontos, retirada de fio de Kirchner e fixadores externos (excetos em idosos), todos orientados e acompanhados pelos médicos responsáveis por suas especialidades.
No ano de 2020 foram realizadas 8.353 consultas, 3.259 procedimentos, e o agendamento de 386 cirurgias. A equipe do ATO atende durante todo o dia, com médicos ortopedistas, enfermeiros, técnicos de gesso e técnicos de enfermagem
A diretora assistencial, Maiara Carvalho relatou que os fluxos de atendimentos foram revistos nesse período de pandemia da Covid-19, para evitar internações e aglomerações nas realizações de cirurgias, desta forma o atendimento foi ampliado.