Saúde

ROLIM DE MOURA: Exame laboratorial da negativo para Covid-19 em idosa que teve óbito declarado pelo vírus

No dia 09 julho de 2020, nossa equipe do Jornal Inforondonia.com.br publicou uma notícia, onde trazia a informação de que uma idosa veio a óbito, vítima de Covid-19. O fato foi tratado como a 5ª morte de morador de Rolim de Moura, decorrente do novo Coronavírus.

A referente notícia foi publicada, baseada em informações constatadas na Declaração de Óbito, cujo dado de morte por covid-19 foi também publicado no Boletim Diário, Edição nº 045, emitido pela Secretária Municipal de Saúde de Rolim de Moura, na tarde de quinta-feira, dia 09.

Por questão de ética e respeito, o Site Alerta Rolim normalmente não veicula o nome de pessoa morta pela Covid-19, salvo em casos que a própria família faz a publicação em redes sociais. A referente notícia relata a morte de uma idosa de 84 anos, que residia em frente à Igreja Congregação Cristã, no centro da cidade. A vítima neste caso trata-se da senhora Rosa Maria de Souza Lima, mãe do Senhor Osvaldo, cujo nome foi divulgado a pedido da família.

De acordo com informações da família, o primeiro exame clínico foi feito no dia 04 de julho de 2020, cujo resultado testou negativo para a Covid-19. Já no dia 07 de julho, através de teste rápido realizado pela equipe médica da unidade hospitalar testou positivo para o novo Coronavírus. No dia 08, por não depositarem confiança no teste rápido, familiares resolveram fazer um novo exame clínico, no entanto, um dia depois a idosa veio a óbito.

Na segunda-feira, 13 de julho ficou então confirmado por duas vezes que a idosa não estava contaminada pela Covid-19, através de um exame feito em um laboratório, em Rolim de Moura e por último, um exame laboratorial realizado no Estado de Minas Gerais, porém em razão do teste rápido ter dado resultado positivo, a mulher foi sepultada sem as honras fúnebres e a família enclausurada em casa por 14 dias em decorrência do contato.

Após a publicação, muitos familiares, além do desalento provocado pela grande perca de um ente mais que querido, demonstraram indignação através de comentários em redes sociais, assim, como em comentários na própria matéria e através de contato junto a nossa equipe, relatando que a idosa não veio a óbito decorrente de Covid-19.

Relataram que além de não poderem fazer um velório digno a uma amada pessoa, seguindo os protocolos de segurança em relação à pandemia existente, tiveram também a liberdade cerceada pela obrigatoriedade de ser guardada a quarentena, em razão dos que tiveram contato com a senhora.

A nossa equipe buscou contato com a Secretaria Municipal de Saúde, no entanto, na ocasião não obtivemos resposta, com o objetivo de esclarecer uma pergunta feita pelos familiares: Após o último exame de sangue feito e com o resultado apontando negativo para Covid-19, se o número da contagem de óbitos decorrente do novo Coronavírus em Rolim de Moura seria alterado ou se a morte da idosa continua nos registros diários.

Nós da equipe sabemos das extremas dificuldades enfrentadas pela área da saúde e a luta incansável e atípica, contra um inimigo invisível e muitas vezes mortal, para tanto, da mesma forma como a matéria está sendo veiculada com o objetivo de esclarecimento da verdade a pedido de familiares da vítima, na mesma razoável oportunidade fica o espaço em aberto, caso a Secretaria de Saúde do município deseje se manifestar a respeito.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo