Saúde

SAÚDE: Rinite sem tratamento pode levar ao ronco, apneia, asma e até mesmo mau hálito

O nariz é a região das vias respiratórias superiores mais suscetível a infecções. Quando isso acontece, logo vem a congestão nasal e a coriza. Esses sintomas estão na lista das queixas mais comuns nos consultórios médicos, mas além de um simples resfriado, eles também podem sinalizar a presença de outra doença, a rinite.

Definida como um processo inflamatório ou infeccioso da mucosa que reveste o nariz, ela pode ser aguda ou crônica, ou seja, ter curta ou longa duração. As principais causas da enfermidade são as infecções virais e alergias. A do tipo não alérgica tem início frequente após os 20 anos, especialmente entre as mulheres, e acomete cerca de 1/3 da população mundial. Já a rinite alérgica, a estimativa é a de que sua prevalência varie de 9% a 42% dos indivíduos. Os dados foram publicados pelo Journal of Allergy and Clinical Immunology.

Embora os sintomas da rinite possam ser toleráveis e esporádicos, eles podem desencadear inflamações repetidas e persistentes que, sem o devido tratamento, resultam em quadros graves e até levam à hospitalização.

Conheças as várias causas;

Rinite alérgica – normalmente associada a uma reação do sistema imunológico diante de algum fator ambiental: pó, bolor, pólen, pelo ou tecido (epitélio) de animais, ácaro (presente em cobertores, bichos de pelúcia ou roupas felpudas);

Rinite vasomotora – manifesta-se em decorrência de mudança brusca de temperatura, uso de anti-hipertensivos e uso persistente de vasoconstritores tópicos;

Rinite irritativa – associada à exposição a produtos químicos inalantes, fumaça de cigarro ou cheiros fortes;

Rinite gestacional – ocorre graças às mudanças hormonais e embebição gravídica (inchaço/retenção de líquidos) da mucosa nasal durante a gestação;

Rinite idiopática – não tem causa identificacada;

Rinite mista – combina algumas das causas acima descritas. Apesar de todas essas possibilidades, a rinite alérgica e a infecciosa são as mais comuns.

Saiba reconhecer os sintomas

Os sinais mais frequentes da rinite são nariz entupido (obstrução nasal), secreção, espirros em salvas (repetidos) e coceira nasal —cujo gesto típico é chamado pelos médicos de “saudação alérgica”. Mas você também pode observar os seguintes sinais:

Obstrução nasal intermitente ou persistente, bilateral ou não, principalmente à noite; Secreção fluída clara, mas pode também ser amarelada e espessa; Dor facial e frontal com sensação de peso; Redução do olfato; Coceira nos olhos, vermelhidão local ou lacrimejamento; Fotofobia; Sangramento nasal, decorrente do trauma da mucosa nasal, especialmente em crianças Sensação de catarro que escorre atrás da garganta; Prurido no ouvido, palato e garganta; Dor de ouvido ou sensação de ouvido tampado e estalido ao deglutir.

Quem precisa ficar mais atento?

Todas as pessoas podem ter rinite, independentemente da faixa etária. Apesar disso, ela é mais comum nos grupos abaixo descritos: Pessoas com alergia respiratória; Pacientes expostos a produtos inalatórios ou irritantes; Tabagistas; Gestantes, dadas as variações hormonais e inchaço comuns durante o período de gestação.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo