Saúde

Seis anos após construção, prefeitura de Vilhena, RO, inaugura UPA 24 horas

Seis anos após a construção, a prefeitura de Vilhena (RO) inaugurou a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) 24 horas como o principal pronto-socorro da cidade na manhã desta terça-feira (10). A UPA 24h está localizada na avenida Juraci Corrêa Muller, no parque São Paulo, 200 metros da Avenida Paraná.

Agora, os pacientes atendidos pelo pronto-socorro do Hospital Regional de Vilhena (HRV), deverão se deslocar à UPA para receber atendimento de urgência e emergência.

“O hospital será apenas para pessoas internadas. Funcionando 24 horas, essa vai ser a segunda maior unidade de saúde do município, e vai fazer o pronto atendimento de todos. Se o caso for grave, será encaminhado para o hospital ou outra cidade, se não, se dá a medicação, receita, orientações e libera o paciente”, explicou a enfermeira e secretária municipal de Saúde, Siclinda Raasch.

Apesar da abertura nesta terça, a unidade funcionará, primeiramente, com um período de adaptação.

“Agora quem precisar de atendimento de urgência ou emergência deve procurar a UPA. Teremos três médicos de dia e três médicos de noite. Mesmo assim, manteremos a sala vermelha do hospital [Regional] funcionando, pois entendemos que nesses primeiros dias ainda há uma necessidade de adaptação da população”, falou a secretária.

A estimativa é que entre 3,1 mil e 3,6 mil pacientes sejam atendidos no pronto-socorro por mês, de Vilhena e região. Conforme a secretária, com a abertura da unidade, a meta agora é implantar o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) na cidade.

O WhatsApp institucional da Saúde de Vilhena é o 3322-2945 e pode ser contatado em casos de dúvidas, pedidos, críticas e sugestões.

Anos de construção

De acordo com a placa que estava no local durante a construção, que iniciou em 2014, a data de entrega da unidade era março de 2015, mas segundo a prefeitura, apenas em 2019 o prédio começou a funcionar oferecendo serviços de saúde.

A construção da unidade custou R$ 2 milhões e não havia sido inaugurada ainda pela administração municipal. A obra foi anunciada, em 2014, como uma das mais importantes melhorias para o setor de saúde no município, prometendo diminuir a demanda do Hospital Regional.

Mas o prazo não foi cumprido. Em 2016, uma moradora próxima ao prédio reclamou que no pátio da unidade já crescia mato. Além disso, contou que o local estava sendo usado por usuário de drogas.

Em 2018, o secretário municipal de Saúde da época, Marco Aurélio Vasques, disse que o atraso na entrega da unidade se dava pela falta de equipamentos. De acordo com ele, o estado só havia depositado o recurso financeiro para as compras dos equipamentos em novembro de 2017 e que a expectativa de inauguração da UPA era para 31 de março de 2018.

Entretanto, o prazo novamente não foi cumprido, e em 2019 o prédio começou a ser utilizado para outros serviços de saúde. Com a pandemia da Covid-19, a unidade recebeu o Centro de Especialidades Vilhenense (CEV) e só agora, em agosto de 2021, será utilizado para o que foi planejado.

O Centro de Especialidades Vilhenense (CEV) foi transferido para o prédio da Policlínica João Luiz, localizado na rua Ricardo Franco, 2236, onde atualmente funciona o posto de Saúde Vitalina Gentil.

Centro de Especialidades Vilhense (CEV) em RO — Foto: Prefeitura de Vilhena/Divulgação

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo