Sedam instala tecnologia VoIP para dar celeridade a atendimento em vários municípios de Rondônia
A tecnologia permite a conectividade instantânea, possibilitando fazer ligações a qualquer momento e em qualquer lugar. Levando em consideração essa proposta, o Governo de Rondônia, por meio da Coordenadoria de Tecnologia e Informação (CTI) da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Ambiental (Sedam), está realizando a implementação do Sistema Voz sobre Protocolo de Internet (VoIP) nos escritórios da pasta, com o propósito de dar celeridade nos atendimentos à comunidade.
Com o apoio da Superintendência Estadual de Tecnologia da informação e Comunicação (Setic), a Sedam é a primeira secretaria do Estado a implantar esse serviço, que tem como objetivo desonerar o uso do Sistema Eletrônico de Informações (SEI) com processos de finalidade de atendimento de suporte técnico. Os chamados recebidos pelo SEI para atendimento de suporte técnico serão devolvidos para serem abertos via on-line.
Na última semana, a Sedam e a Setic realizaram a implementação de Adaptadores de Telefone Analógico (ATA) em 13 localidades escritórios da secretaria ambiental: Buritis, Machadinho d’Oeste, Ji-Paraná, Rolim de Moura, Alta Floresta d’Oeste, Costa Marques, Cacoal, Pimenta Bueno, Cerejeiras, Colorado do Oeste, Vilhena, Distrito de Extrema e Guajará-Mirim.
Este novo novo formato de atendimento vai levar informações e esclarecimentos para todo o Estado, descentralizando e desafogando o atendimento realizado da sede da Sedam em Porto Velho. O Voz sobre Protocolo de Internet (VoIP) permite que os ramais associados a uma linha toquem simultaneamente e que também possam encaminhar a ligação para o atendente disponível em qualquer um dos escritórios da Sedam em Rondônia.
O Voip já está em funcionamento na Sedam, operando na Coordenadoria de Proteção Ambiental (Copam) e a Coordenadoria de Regularização Ambiental (Comrar), facilitando principalmente o atendimento interno entre servidores.
SOBRE O VOIP
VoIP, ou Voz sobre Protocolo de Internet, é uma tecnologia que permite a transmissão de voz por IP (Protocolos de Internet), ou seja, transforma sinais de áudio analógicos, como em uma chamada, em dados digitais que podem ser transferidos através da internet funcionando para ligações internas e externas.
O VoIP do governo do estado conta com o serviço de “fila de atendimento”, que permite que os ramais associados a uma linha toquem simultaneamente.
Deste modo, a ligação é encaminhada para o atendente disponível, seja no mesmo ambiente ou em outra cidade (bastando estar na “rede” governamental).
A Superintendência de Gestão dos Gastos Públicos Administrativos (Sugesp) é responsável por analisar a liberação das linhas telefônicas e ramais Voip para os órgãos estaduais e a Setic trabalha na implantação de aparelhos, monitoramento e remanejamento das linhas melhorando a comunicação e gerando economia para o estado.
RECONHECIMENTO
A Sedam homenageou a equipe da Setic pelos serviços prestados ao sistema de informação, entregando aos servidores um certificado de reconhecimento , como bom trabalho prestado a implementação dos aparelhos nos Ergas. Os certificados foram entregues pelo secretário da Sedam, Marcílio Leite, que parabenizou o esforços e atenção dada pela equipe da Setic.