Geral

Semas faz ação de combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes em Rolim de Moura

Em uma ação articulada entre a Prefeitura Rolim de Moura (RO), Secretaria Municipal de Assistência Social, por meio do Cras, Creas, Conselho Tutelar, CMDCA-Conselho Municipal dos direitos da Criança e do Adolescentes e órgãos parceiros promoveram ações nesta segunda-feira 18 de maio – Dia Internacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes.

-->

 A secretária municipal de Assistência Social, Carla Schock, afirmou que a proposta é destacar a data para mobilizar, informar e convencer toda a sociedade a participar da luta em defesa das crianças e adolescentes. “É preciso garantir a toda criança e adolescente o direito ao desenvolvimento de sua sexualidade de forma segura e protegida, livres do abuso e de exploração sexual”. 

Como atualmente existe uma pandemia, as atividades esse ano foram localizadas em alguns órgãos específicos já que não pode ser feita passeatas e caminhadas.  

Disque 100

O Disque Direitos Humanos é um importante canal de comunicação do Estado com a sociedade, disponível 24 horas incluindo sábados, domingos e feriados. As chamadas são gratuitas e podem ser feitas de qualquer terminal telefônico (fixo ou móvel), em todo o território nacional. Trata-se de serviço de utilidade pública, considerado o “pronto socorro” dos direitos humanos, por meio do qual podem ser relatadas violações que acabaram de ocorrer ou que ainda estejam em curso, essencial para se romper o ciclo de violência. Denunciar é o primeiro passo para romper o silêncio contra esse crime.

 Conselho Tutelar

 O Conselho Tutelar é um órgão que busca o equilíbrio quanto à representação de efetividade dos Direitos das Crianças e dos Adolescentes. É permanente e autônomo, não jurisdicional, responsável por zelar pelo cumprimento dos direitos de crianças e adolescentes, conforme definido na Lei nº 8.069/90 – Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA).  Em Rolim de Moura o conselho tutelar fica localizado na Rua Corumbiara entre Avenidas João Pessoa e São Luiz, os casos de abusos, maus-tratos e outros também poderão ser denunciados pelos telefones: (069) 3442-2011 ou pelo celular de plantão (069) 98411-4374.

 Policia Militar

 Denúncias também podem ser realizadas para a Polícia Militar pelo telefone 190.

 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo