Geral

Simulação de sinistro com vítimas e ações educativas são destaques na Semana Nacional de Trânsito, em Guajará-Mirim

Integrando às atividades da campanha educativa da Semana Nacional de Trânsito 2023, foi realizado na terça-feira, (19), uma simulação de acidente na principal avenida do município de Guajará-Mirim. A programação especial na Semana Nacional do Trânsito – SNT, é realizada pelo Governo de Rondônia, por meio do Departamento Estadual de Trânsito – Detran Rondônia que está realizado no cidade diversas ações educativas, pit stop e palestras lúdicas.

-->

O objetivo da Semana, que tem como tema: “No trânsito, escolha a vida”, é conscientizar a população sobre a importância da mudança de atitude, evidenciando que cada um é responsável pela segurança de todos e, por isso, deve perceber os riscos e proteger a própria vida e a dos demais ao seu redor. O cenário da simulação do sinistro de trânsito envolvendo uma motocicleta e automóvel.

Conforme destacado pela Escola Pública de Trânsito – EPT, com a 1ª Circunscrição Regional de Trânsito – Ciretran, a mensagem da campanha educativa deste ano direciona as atividades da SNT para a mobilização da sociedade em busca de uma cultura de segurança mais sólida e consistente.

Para o governador de Rondônia, Marcos Rocha, as campanhas que são realizadas pelo Detran são colaborativas para redução da violência no trânsito. “É importante que as pessoas adotem novos comportamentos, valorizando a vida e, assim, seja possível reduzir o número de lesões e e fatalidades causadas pelos acidentes de trânsito no Estado”, pontuou.

O diretor-geral do Detran, Léo Moraes destacou que, cada simulação, palestra e parada educativa contribui para a construção de uma cultura de segurança no trânsito. “Estamos moldando o futuro, onde as estradas serão mais seguras, as vidas serão preservadas e o respeito entre motoristas, motociclistas e pedestres será a norma”, disse.
PALESTRAS NAS ESCOLAS

A assessora de campanhas educativas em Guajará-Mirim, Ely Sandra Carvalho de Oliveira, destacou que no decorrer da semana estão sendo desenvolvidas palestras nas escolas da rede municipal e estadual dos municípios de Guajará-Mirim, Nova Mamoré, bem como no distrito de Nova Dimensão, além de abordagens e simulações. “As ações que consistem em simulação de sinistro e parada educativa tem o objetivo de levar à reflexão da população em prol da vida, para que tenhamos um trânsito mais humanizado e que possamos evitar que muitas vidas sejam perdidas”, destacou.

Para a acadêmica Cleycilene Soares da Silva, que participou da simulação, a ação foi bastante impactante. “Pensei na família atuando na simulação, sendo uma das vítimas. Aconselho que tenham mais cautela e cuidado no trânsito, pensando em todos”, enfatizou.

Ação contou com a participação de alunos da Universidade Federal de Rondônia – Unir, do curso de Gestão Ambiental, da disciplina de Mobilidade Urbana e Educação no Trânsito, ministrada pelo professor Renato Almeida Pinto; do Corpo de Bombeiros; e da Polícia Militar.

Texto: Minerva Soto
Fotos: Minerva Soto
Secom – Governo de Rondônia

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo