Geral

Totens de videomonitoramento implantados pelo governador Marcos Rocha já apontam redução de crimes na Capital

O fortalecimento da tecnologia implantada pelo governador de Rondônia, Marcos Rocha, já apresenta resultado positivo. Prova disso é que, em pouco mais de três meses em execução, o Sistema Interativo de Segurança, com a utilização dos Totens, apresenta a queda expressiva de 34% de casos de roubos e 19% de furtos em pontos estratégicos de Porto Velho.

Os dados estatísticos elaborados pela Secretaria de Estado da Segurança, Defesa e Cidadania – Sesdec.
Em Porto Velho foram instalados 30 pontos eletrônicos em forma de plataforma (Totens) e dez módulos eletrônicos de segurança, considerados sistema multifuncional que permitem o videomonitoramento, reconhecimento facial, leitura de placas de veículos e atendimento de emergência. Para a instalação da ferramenta em Porto Velho, foram investidos pelo Governo do Estado R$ 6.890.400,00 (seis milhões e oitocentos e noventa mil e quatrocentos reais) visando reforçar o trabalho de análise inteligente com a inovação tecnológica.

Os resultados já são detectados em pontos estratégicos de Porto Velho, como os mapeados nas Avenidas Jatuarana, 7 de Setembro, Carlos Gomes, Mamoré, bem como em setores de maior circulação de pessoas, a exemplo do Skate Park e Espaço Alternativo. Para se ter uma noção da queda no índice, na Avenida Jatuarana, por exemplo, nos três primeiros meses deste ano, quando ainda não estavam instalados os Totens, o número de furto chegou a 103 ocorrências e de roubo, 80. Com o advento do sistema, o número de furtos e roubos reduziu para 92 e 46, respectivamente.

*REFORÇO À SEGURANÇA PÚBLICA*
No geral, a Sesdec apresenta o comparativo de furtos e roubos consumados nos setores de videomonitoramento três meses antes e três meses depois da instalação dos Totens. Somados os percentuais de redução, calcula-se uma queda de 53% nas duas modalidades de crimes nos pontos estratégicos onde foi empregada a tecnologia.
O secretário da Sesdec, Felipe Vital, é enfático em destacar os avanços no setor para maior segurança do cidadão. “A instalação dos Totens vem trazendo números incríveis para a segurança pública. Em todas as localidades ou região que foi instalado o sistema, obtivemos reduções no índice de criminalidade e, inclusive, elucidações de crimes”, ressalta.

O governador Marcos Rocha, deixa claro que a tecnologia veio ao encontro das ações já desencadeadas pelo Governo de Rondônia, visando o fortalecimento da segurança da sociedade. “Os resultados comprovam o compromisso do Governo do Estado em investir no setor. Somado às ações tecnológicas, a gestão tem investido em condições melhores para que as forças policiais possam combater a criminalidade de forma firme e com maior segurança para cada policial”, disse.
Marcos Rocha também pontua outros investimentos do Governo de Rondônia para as forças de segurança do Estado. “Tratam-se de ações direcionadas para a Polícia Militar, Polícia Civil, Corpo de Bombeiros, Polícia Técnico-Científica – Politec, e Polícia Penal. São investimentos distribuídos em novas viaturas, armamentos, munições, coletes balísticos, aeronaves não tripuladas – drones; Unidades de Resgate; aparelhos e equipamentos de alta tecnologia; bem como a valorização profissional, destacada por ser um merecido reconhecimento aos esforços prestados à sociedade”.

O governador Marcos já antecipou que o sistema está sendo desenvolvido em outros municípios do Estado. Em Ji-Paraná, os Totens já foram instalados.

*NOVOS TOTENS INSTALADOS*
Nos próximos dias, as ações da Segurança Pública serão reforçadas com instalações de novos Totens e módulos em pontos estratégicos ao longo do perímetro urbano dos municípios de Cacoal, Ariquemes e Vilhena. No total, foram investidos R$ 14.897.520,00 (quatorze milhões, novecentos e noventa e sete mil, quinhentos e vinte reais) para aquisição dos Totens que irão fortalecer a atuação das instituições de segurança pública, garantindo, também, a ampliação segurança em locais estratégicos e redução do tempo resposta no atendimento das ocorrências ao cidadão.

Fonte: Secom

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo