Veja como vender e transferir seu veículo digitalmente, em Rondônia
O Departamento Estadual de Trânsito de Rondônia (Detran-RO) finalizou os procedimentos de interligação aos serviços da Venda Digital, que desburocratiza a comercialização de veículos que possuem a Autorização para Transferência de Propriedade do Veículo Eletrônica (ATPV-e) – certificado que substitui o Documento Único de Transferência (DUT).
Saiba como realizar a Venda Digital de Veículos
“No sistema Venda Digital, comprador e vendedor comunicam a venda e assinam a autorização de transferência de propriedade usando apenas o aplicativo. Sem burocracia”, resume Paulo Higo Ferreira de Almeida, diretor-geral do Detran-RO.
Acessando o aplicativo Carteira Digital de Trânsito (CDT), o vendedor do veículo informa os dados do comprador e registra a intenção da venda. O comprador será notificado e precisa repetir o processo. A nova funcionalidade permite a assinatura digital da ATPV-e por vendedor e comprador e possibilita a comunicação automática da venda ao Detran por meio da CDT.
Para efetivar a transação digitalmente, vendedores e compradores precisam possuir o login qualificado no Gov.br. Uma vez logado, a autorização ficará armazenada na CDT. Depois, bastará ao comprador agendar atendimento em uma unidade do Detran para fazer a vistoria do veículo e efetivar a transferência.
O diretor Técnico de Veículos do Detran-RO, Tiago Luis Veloso da Costa, destaca que a negociação também pode ser desfeita, desde que vendedor e comprador estejam acordados, realizando o processo totalmente pelo aplicativo CDT.
A Venda Digital de Veículos está disponível apenas para veículos com documentação emitida a partir de 4 de janeiro de 2021, data em que o antigo DUT foi substituído pela ATPV-e.
Rondônia é o 10º Estado brasileiro a aderir ao serviço. A funcionalidade foi desenvolvida pelo Serviço Federal de Processamento de Dados (Serpro) para a Secretaria Nacional de Trânsito (Senatran).
Para que a autorização para compra e venda de veículos por meio digital possa ser usada, o Estado, por meio do Detran onde o veículo está registrado, precisa ter aderido ao novo sistema, a exemplo de Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Acre, Paraná, Ceará, Mato Grosso do Sul, Pernambuco, Rio Grande do Norte e Roraima.
Via garagem 360