Polícia

Jovem de 20 anos, grávida, morre esperando UTI

A jovem Mikaely Sousa, de 20 anos, morreu no sábado (3), após ficar na fila de espera por uma Unidade de Terapia Intensiva na cidade de Sinop (500 km de Cuiabá). Ela estava grávida e aguardando por um leito desde o dia 31 de março.

-->

Nas redes sociais, a família da vítima fez vários apelos para dar visibilidade à situação, mas ela morreu antes do socorro chegar.

A irmã da vítima, Karolina Souza, fez várias postagens no Facebook falando sobre a situação. Na noite de quinta-feira (1º) ela postou uma imagem do boletim diário da covid no município. Os dados oficiais apontaram apenas um leito de UTI disponível para tratar pacientes com covid.

A jovem questionou o fato de a UTI estar desocupada e sua irmã, que estava em estado grave por conta da gravidez, não ter sido encaminhada para o leito.

“Sinop posta uma mentira dessa. Fala para mim por que não coloca ela? São duas vidas em risco; não é uma, não. Por que não coloca ela como prioridade? São duas vidas que tão em risco. Não é só uma não. Para que postar uma mentira?”, publicou Karolina.

Já na sexta-feira (2), a jovem relatou que a UPA André Maggi, onde a irmã estava internada estaria atrasando a documentação de transferência de Mikaely. As publicações viralizaram nas redes sociais e várias pessoas mostravam sua indignação com o caso.

Após a morte de Mikaely, a vereadora Professora Gracielle (PT) se manifestou sobre o ocorrido e prestou solidariedade à família da jovem. “Minha dor e indignação por todas as famílias que estão sem amparo na hora necessária”, disse a parlamentar.

Em nota, a Prefeitura de Sinop afirmou que realizou todos os esforços possíveis para salvar a vida da jovem, mas destacou que atendimento de alta complexidade é de responsabilidade do Estado.

Confira a nota completa:

“A Prefeitura de Sinop, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, esclarece que utilizou todos os esforços possíveis para salvar a vida a jovem Mikaele Karoline Souza Salino, que deu entrada na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) no dia 30/03/2021 e, e no dia 01/04/2021 precisou ser entubada, necessitando de um leito de UTI.

Desde que surgiu a necessidade de um tratamento intensivo, as equipes de saúde se empenharam, junto a regulação estadual para encontrar uma vaga dentro ou fora do estado, mas infelizmente a vaga não surgiu a tempo.

Além de um leito de UTI adulto, a gestante necessitava de uma UTI neonatal.

A prefeitura de Sinop, por meio da secretaria de saúde esclarece ainda que, neste sábado(02/04) 198 pacientes estavam a espera por vaga de UTI, no estado de Mato Grosso. A alta complexidade é competência do estado, mas em nenhum momento o poder público municipal se furtou em auxiliar e unir força a regulação estadual para salvar vida da jovem.

A Prefeitura de Sinop se solidariza com a família neste momento muita tristeza e dor. ”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo