Empregos

“Geração Emprego” do Governo de Rondônia coloca Estado em 3º lugar na região Norte com maior número de admissões

Em busca de parcerias com instituições de capacitação e ensino, o Governo de Rondônia, por meio da Superintendência Estadual de Desenvolvimento Econômico e Infraestrutura (Sedi) e o Sistema Nacional de Emprego (Sine), iniciaram o programa “Geração Emprego” com o objetivo de oferecer cursos gratuitos de qualificação e preparação de mão de obra para o mercado de trabalho.

A ideia do programa partiu de pesquisas realizadas dentro do próprio Sine, onde os empregadores demonstraram quais as dificuldades de contratação por falta de mão de obra qualificada, impedindo assim que as empresas conseguissem incluir, no quadro funcional, determinados perfis profissionais que suprissem as necessidades.

O “Geração Emprego” pode ser acessado de forma gratuita pela versão web ou pelos app disponíveis nas lojas de aplicativo para celulares (sistema IOS e sistema android).

Ao trabalhador, a plataforma permite o cadastro do currículo; identificação das vagas abertas que tem o perfil do profissional e indica locais que sejam próximos a residência do trabalhador, por meio do georreferenciamento. Já para o empregador é possível cadastrar vagas e buscar currículos para o agendamento de entrevistas.

“A qualificação é primordial para o fomento do mercado de trabalho, para que profissionais qualificados tenham mais chances de crescimento e consequente melhoria na qualidade de vida e sustento familiar. É importante salientar ainda, que o mercado está cada vez mais competitivo, e as vagas deixam de ser preenchidas, não somente por falta de experiência, mas de capacitação técnica”, pontuou  a coordenadora do Sine, Teresa Cristina.

No último mês ocorreu a entrega de certificados para a primeira turma formada pelo programa “Geração Emprego”, ao todo 36 alunos receberam diplomas.

Em agosto, Rondônia fechou com saldo positivo a balança de novos empregos. Os dados são do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados do Governo Federal (Caged). Na região Norte o saldo de empregos fechou o mês com 19.778 vagas preenchidas; o resultado é o número final entre demissões e admissões. Rondônia foi o terceiro Estado do Norte com maior saldo de vagas; um total de 2.002 novos empregos criados.

No Estado, o setor que mais contratou foi o de serviços. Dados apontam a recuperação da categoria que sofreu com os impactos durante o fase mais crítica da pandemia e que vem demostrando boa recuperação. Em julho foram 2.325 vagas criadas em Rondônia, sendo que no mesmo mês de 2020, quando apenas 1.745 vagas foram criadas. Um aumento de mais de 14%.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo