Empregos

ÚLTIMOS DIAS: Processo seletivo para o Exército continua com as inscrições abertas

O Comando da 8ª Região Militar do Exército Brasileiro, que abrange a área dos estados de Pará, Amapá e Maranhão, publicou retificações de quatro editais dentre seis novos Processos Seletivos destinados à admissão de profissionais para prestação de Serviço Militar temporário e voluntário, por tempo determinado.
Uma das seleções que passou por atualização foi a correspondente ao edital NR 003. De acordo com a publicação (retificação I), houve alteração relativa às localidades abrangentes para as áreas de interesse.
Já as retificações que se referem aos editais NR 004, NR 006 e NR 007 (retificações I e II), trazem alterações relativas às localidades abrangentes e nas áreas de interesse constantes no anexo C dos documentos.
Abaixo você encontra a relação de oportunidades disponíveis e seus respectivos editais:
Edital NR 002 – SSMR/8: Médicos em débito com o serviço militar e os formandos de medicina dos institutos de ensino tributários da área;
Edital NR 003 – SSMR/8: Medicina; Odontologia; Farmácia; Veterinária;
Edital NR 004 – SSMR/8: Administração; Análise de Sistemas; Infraestrutura de Servidores; Segurança da Informação; Enfermagem – Auditoria; Fisioterapia; Nutrição; Contabilidade; Comunicação Social com habilitação em Jornalismo; Comunicação Social; Relações Públicas; Arquitetura e Urbanismo; Engenharia Sanitária e Ambiental; Engenharia Civil; Engenharia Mecânica; Engenharia Elétrica; Engenharia Agronômica; Telecomunicações; Engenharia Química; Direito; Engenharia Clínica; Enfermagem; Psicologia e Fonoaudiologia.
Edital NR 005 – SSMR/8: Magistério – Biologia; Magistério – Sociologia; Magistério – Matemática; Magistério – Filosofia; Magistério – História; Magistério – Geografia; Magistério – Física; Magistério – Química; Magistério – Artes Plásticas; Magistério – Educação Física; Magistério – Letras – Língua Portuguesa; Magistério – Letras – Língua Espanhola; Magistério – Letras – Língua Inglesa;
Edital NR 006 – SSMR/8: Administração; Enfermagem; Manutenção de Computadores; Contabilidade; Edificações; Nutrição; Mecânica Automotiva; Manutenção de Embarcações; Eletrotécnica; Logística; Química; Eletroeletrônica e Telecomunicações;
Edital NR 007 – SSMR/8: Motorista Categoria “D”; Motorista Categoria “E”; Eletricista Predial; Auxiliar de Elétrica Automotiva; Refrigeração; Marcenaria/Carpintaria; Capotaria.
Requisitos
Para participar, é necessário que os candidatos tenham escolaridade entre os níveis fundamental, curso profissionalizante e superior, limite de idade de 40 anos conforme determina cada edital, sejam brasileiros natos ou naturalizados, estejam em dia com as obrigações militares e eleitorais, não tenham indiciado em inquérito policial militar ou comum, não estejam respondendo a processo criminal na justiça comum ou militar ou cumprindo pena, possuam aptidão física que o recomende ao ingresso no quadro de militares temporários do Exército Brasileiro, e, caso seja do sexo masculino, possuir altura mínima de 1,60m, já as pessoas do sexo feminino, possuir altura mínima de 1,55m.
Cabe destacar que poderão se inscrever apenas pessoas do sexo masculino para o edital nº 002, já para os demais, pessoas de ambos os sexos poderão realizar as candidaturas.
Aos selecionados, a remuneração poderá variar de R$ 2.627,00 a R$ 9.177,00, além de gratificações quando couber.
Inscrição e seleção
As inscrições para o edital 002 serão realizadas presencialmente em datas conforme a guarnição, podendo ser de 4 de agosto de 2021 a 18 de outubro deste mesmo ano. Já para as demais seleções, as candidaturas serão realizadas exclusivamente via internet, no site da 8ª Região Militar, no período de 2 a 20 de agosto de 2021, até às 16h. Logo após, é necessário que os candidatos imprimam e preencham a ficha de inscrição e, caso seja pré-selecionado, apresentá-la na segunda etapa de seleção.
Como método de seleção, serão realizada avaliação curricular, entrevista, inspeção de saúde, exame de aptidão física e seleção complementar para incorporação, além de avaliação didática, conforme cada edital.
A inspeção de saúde do edital 002 deve ocorrer dentro do período de inscrição, enquanto que a avaliação curricular para os editais 003, 005, 006 e 007 devem ocorrer em 26 de agosto de 2021. As demais datas devem ser definidas posteriormente.
Vale ressaltar que cada etapa tem suas especificações e é de responsabilidade do candidato se atentar a cada uma delas, bem como as finalidades de cada uma.
Vigência
De acordo com os documentos publicados, a incorporação para o serviço militar, de forma transitória e por tempo determinado, em caráter voluntário, é feita para um período de 12 meses, podendo a critério da administração ser concedidas prorrogações de igual período, totalizando o máximo de 96 meses.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo