Análise do solo é uma ferramenta importante que possibilita decisões assertivas na produção agrícola, diz vice-governador José Jodan
“Acertar no momento do plantio, depende de uma boa orientação, assistência técnica e principalmente a chave do sucesso da produção: a análise do solo. Uma ferramenta importante que possibilita decisões assertivas na produção agrícola”, disse o vice-governador José Jodan, durante a reunião em Alto Paraiso nesta semana.
O vice-governador José Jodan, destacou que o governador, Coronel Marcos Rocha, passou-lhe a responsabilidade de ampliar a assistência aos pequenos produtores e ampliar o analise de solo das propriedades para diversificar a produção agrícola. “É a partir da análise que o agricultor saberá, como está o PH do solo, adubação química, matéria orgânica, nitrogênio, fósforo e potássio. Com esses índices avaliados, teremos a quantidade correta de nutrientes para o resultado positivo da safra”, pontuou.
Jodan, pediu para que todos os participantes da reunião realizassem a coleta do solo, em 50 propriedades rurais, para que a equipe técnica faça o análise. De acordo com o vice-governador, diversas propriedades rurais estão com uma produção baixa e de má qualidade. “Por exemplo, abacaxis pequenos e com brocas, com o adubo certo após a análise, teremos uma produção de qualidade”, explicou.
O vice-governador José Jodan, pediu apoio aos vereadores presentes, para que peçam ajuda aos deputados estaduais e bancada federal a fim de obterem emendas parlamentares para os trabalhos de análise de solo. Além disso, com a distribuição de calcário realizada pela Secretaria Estadual de Agricultura, o produtor poderá melhorar, ainda mais, a sua safra.