Agronegócio

Brasil chega a 100 Indicações Geográficas com o apoio do Sebrae

Relembre a conquista da Indicação Geográfica do café das Matas de Rondônia - Robustas Amazônicos

Marcado pela riqueza e diversidade de seus produtos e serviços, o Brasil comemora nesta terça-feira, dia 6 de dezembro de 2022, o reconhecimento de sua 100ª Indicação Geográfica (IG) pelo Instituto Nacional da Propriedade Industrial (Inpi). O registro para o barreado do Litoral do Paraná foi publicado na Revista da Propriedade Industrial (RPI), que divulga os atos oficiais do instituto.

-->

Das cem Indicações Geográficas brasileiras, 76 são Indicações de Procedência (IP), na qual a região é conhecida por seu produto ou serviço, e 24 são Denominações de Origem (DO), em que o produto ou serviço possui características e qualidades decorrentes de fatores naturais e humanos. Tanto a IP quanto a DO são espécies da IG. Também estão registradas no Inpi nove DOs estrangeiras.

Reconhecido como IG na espécie Indicação de Procedência, o barreado é um produto típico do Litoral do Paraná, feito à base de carne bovina cozida exaustivamente em uma panela hermeticamente fechada com goma de farinha de mandioca, de acordo com a tradição originária dos Açores, em Portugal.

O 100º registro ocorre exatamente 20 anos depois do primeiro, que foi para os vinhos do Vale dos Vinhedos (RS), reconhecido em 2002 como IP.

O Sudeste é a região brasileira com mais IGs (35), seguida pelo Sul (32), Nordeste (17), Norte (12) e Centro-Oeste (4).

Entre os estados que possuem mais registros, destacam-se Minas Gerais (16), Rio Grande do Sul (13) e Paraná (12).

As IGs envolvem 64 produtos agroalimentares, 20 produtos não-agroalimentares, 15 vinhos e destilados e um serviço. Os produtos com mais Indicações Geográficas no Brasil são: café (14), artesanato (12), vinhos ou espumantes (12) e frutas (12).

Em Rondônia, a Cafeicultores Associados da Região Matas de Rondônia (Caferon), com o apoio do Sebrae, recebeu no ano de 2021 o registro do Inpi conferindo o selo de Indicação Geográfica com base na denominação de origem para o café das Matas de Rondônia – Robustas Amazônicos.

Cafés Matas de Rondônia

O projeto de atendimento do Sebrae teve início há anos, quando foi identificada uma oportunidade de melhoria junto aos produtores rurais que atuam nesta atividade. Não apenas era necessário organizar as propriedades rurais como empresas, mas também ofertar conteúdo para aumento de qualidade, produtividade e competitividade.

Dentro desta premissa, intervenções como consultorias de gestão e propriedade rural, dias de campo, boas práticas, visitas técnicas e participação em eventos como a Semana Internacional do café estavam no escopo da iniciativa.

São parceiros do Sebrae nesta grande jornada Caferon, Embrapa, Ministério da Agricultura Pecuária e Abastecimento – via Superintendência Federal de Agricultura, Governo de Rondônia – por meio da Seagri, Emater e Idaron, entre outras.

Saiba mais sobre as ações do Sebrae acessando o site www.sebrae.ro ou ligando gratuitamente para 0800 570 0800. Você também pode acessar o Sebrae pelo WhatsApp pelo mesmo número. Siga o Sebrae em Rondônia nas redes sociais: Instagram, Facebook, Twitter, LinkedIn e YouTube (@sebraero).

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo