Agronegócio

Comitiva do Governo de Rondônia e deputados estaduais visitam Ceasa no Paraná

Uma comitiva do Governo de Rondônia, representada pelo vice-governador, José Jodan, secretário estadual da Agricultura (Seagri), Evandro Padovani e os deputados estaduais, Ezequiel Neiva e Luizinho Goebel, estiveram nessa semana conhecendo a estrutura da Ceasa, na cidade de Cascavel, Estado do Paraná.
De acordo com o vice-governador, José Jodan, a visita faz parte da missão atribuída pelo governador, Coronel Marcos Rocha, em conhecer a estrutura, as dificuldades e os benefícios da instalação da Ceasa no Estado Paraná. “Esse é um sonho meu e do governador Marcos Rocha, construirmos uma Ceasa no Estado de Rondônia, para agregar o preço justo na hora do produtor vender sua produção, seja pequena, média ou grande”, disse.
O secretário, Padovani, frisou que o Ceasa já está no projeto da Seagri. “É uma determinação do governador, Coronel Marcos Rocha, estamos correndo atrás de recursos e o projeto já está em andamento. Rondônia ganhará uma Ceasa”, finalizou o Padovani.

O que é CEASA?
CEASA é a sigla para Centrais Estaduais de Abastecimento. As Ceasas são empresas estatais ou de capital misto (público e privado), destinadas a aprimorar a comercialização e distribuição de produtos hortifrutigranjeiros. Hoje, a grande parte das frutas, legumes, e flores comercializadas em feiras, supermercados, restaurantes e sacolões foram compradas através das Ceasas.
Para entendermos melhor o funcionamento de uma Ceasa, explicaremos de forma simplificada. O produtor agrícola envia caminhões com suas produções à Ceasa. As bancas vendedoras da Ceasa vendem os produtos aos compradores (varejistas) e repassam o valor de venda aos produtores rurais, ficando com uma comissão sobre o total comercializado.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo