“Diversificação na produção é o modelo de propriedade rural que precisamos implantar em Rondônia”, diz Vice-governador José Jodan
Cumprindo uma extensa agenda em Rolim de Moura (RO), capital da região da Zona da Mata, o vice-governador, José Jodan, esteve na manhã desta quinta-feira, (02/01), acompanhado do presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais, Marcos Afonso, Secretário municipal de Agricultura de Rolim de Moura, Dionísio Pereira, “Goiaba” e o Gerente Regional Emater, Alexandre Venturoso, em visita a diversos produtores rurais na região.
A visita iniciou logo cedo na propriedade do produtor Celso Klippel e sua esposa Ana Cardoso Klippel, localizada no travessão entre as linhas 184 e 180 km 15, lado sul, na divisa com o município de Santa Luzia do Oeste (RO), onde os agricultores conseguiram ter uma produção diversificada em grande quantidade e com qualidade. A propriedade, que antes tinha dificuldades na produção de cocos, está produzindo em grande quantidade: mandioca, banana, café clonal, peixe, mamão, entre outras. Sendo a primeira propriedade rolimourense a cultivar mudas para enxerto de cacau clonal.
“Essa é uma propriedade modelo, com apenas 06 hectares, a produção é diversificada e gera a renda familiar. Não importa o tamanho da terra, basta o produtor acreditar e buscar o apoio dos técnicos da Emater e das secretarias municipais de agricultura , dessa forma aumentará e diversificará a produção agrícola”, pontuou o vice-governador José Jodan.
José Jodan, visitou o escritório da Plantec (Planejamento e Assistência Técnica Agropecuária), responsável, durante o período de 05 anos, pela orientação dos produtores do assentamento do crédito fundiário na linha 180, quilômetro 13,5, lado norte, em Rolim de Moura.
De acordo com o vice-governador, José Jodan, o assentamento ainda está sem rede elétrica e José Jodan intercederá junto à concessionária Energisa em Porto Velho (RO), para que seja instalado o mais breve possível a energia elétrica do programa Luz para todos. “Ao todo são 17 famílias assentadas e o Governo do Estado, entregará mais de 25 mil mudas de café, em média 1.500 mudas de café para cada família para iniciarem o plantio. Essa é uma preocupação do Governador Marcos Rocha em estarmos vigilantes para que o dinheiro seja bem empregado e os produtores sejam atendidos, buscando a viabilidade e facilidade aos produtores que adquiriram a sua propriedade rural”, argumentou.
O vice-governador também visitou na linha 188, lado sul, quilômetro 3,5, o assentamento Vila Verde, onde 11 famílias estão produzindo e conseguindo honrar com facilidade o compromisso de pagar o financiamento fundiário. “Visitei a família da dona Maria, Daniela, Fabio e do Marcelo, são produtores fortes que trabalham diariamente para melhorar ainda mais a produção”, afirma Jodan.