Agronegócio

Emater é atuante em quase duas mil propriedades do Território Rio Machado

Com muito orgulho, o Governo de Rondônia tem comemorado neste mês os 50 anos da Entidade Autárquica de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado (Emater-RO). Hoje, mais de 900 servidores atendem, divididos em 83 unidades operacionais, os 52 municípios rondonienses, inclusive diversos distritos.

-->

No interior do Estado, na região conhecida pelo café, no âmbito da Emater, os municípios de Cacoal, Pimenta Bueno, Espigão do Oeste, Ministro Andreazza, São Felipe, Parecis e Primavera de Rondônia integram o chamado Território Rio Machado. Nesta região, o Poder Executivo conta com oito escritórios locais da Entidade, sendo em Pimenta Bueno a sede do Escritório Regional da Emater.

Extensionista rural da Emater prestando assistência a produtores rurais

Junto a esses municípios, a Assistência Técnica e Extensão Rural, foco da Entidade, tem feito a diferença junto a centenas de produtores, nas mais diversas atividades rurais. Nesta região, o Governo de Rondônia, por meio da Emater, atende 1.720 propriedades. Na maior parte delas, 987 propriedades rurais; a pecuária leiteira é a principal atividade, seguida pela pecuária de corte, presente em 564 propriedades, e o café, que muito tem se destacado nos últimos anos, é hoje a principal atividade agrícola em 665 propriedades rurais do Território Rio Machado.

Sobre a atuação da entidade, no que diz respeito ao desenvolvimento rural e urbano que impáctam na qualidade da produção e da vida das pessoas, Samuel Guedes, gerente regional da Emater no Território da Emater no Teritório Rio Machado, pontua.

“A Emater participou inclusive, de toda a implantação e formação desses municípios, do desenvolvimento da área rural, das atividades rurais, da melhoria de vida das família, porque a Emater trabalha num contexto amplo, econômico, social e ambiental. Então, depois de todo esse período, o que a gente vê é a consolidação das atividades de campo no Estado,” ressaltou Guedes.

Oitenta e seis servidores da Emater atuam no Território Rio Machado

 

Atuando junto aos sete municípios dessa região, a entidade conta com 86 servidores dedicando-se diariamente para oferecer junto aos agricultores familiar todos os serviços que envolvem a Assistência Técnica e Extensão Rural de forma participativa, visando o desenvolvimento humano sustentável. São extensionistas rurais e sociais, servidores da área administrativa e também de apoio e vigias.

“A Emater é representada pelos seus servidores, que fazem a autarquia ser o que é. Todo esse mérito se deve aos colegas, tanto aos pioneiros que vieram e desbravaram, enfrentando condições muito mais difíceis e adversas, do que se tem hoje; e também os servidores que chegaram ao longo do caminho. Nesta mudança, na proposta de uma Emater mais moderna, envolvida com as tendências digitais e sistemas de informação, nós temos uma equipe muito engajada”, completa o gerente regional.

Em junho, no lançamento do Selo Comemorativo aos 50 anos da Emater em Rondônia, o diretor-presidente da autarquia, Luciano Brandão, falou um pouco das bodas de ouro e agradeceu o empenho do governador e do vice-governador de Rondônia.

“É preciso agradecer todo esse empenho do governador Marcos Rocha e do nosso vice, José Jodan, para que a Emater pudesse levar as políticas públicas de Governo voltadas para o desenvolvimento da Agricultura Familiar, nos ‘quatro cantos’ do Estado”, agradeceu Brandão.

O diretor-presidente da autarquia, destacou ainda o empenho dos colaboradores que não permitiram que a Emater fechasse suas portas durante a pandemia, sempre se mantendo presente nas atividades e na vida da família rural.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo