Agronegócio

Sebrae registra o crescimento do setor cafeeiro rondoniense, que apresenta os maiores resultados já vistos

O café de Rondônia conquistou diversos prêmios e mostrou a capacidade de produção do estado

-->

Rondônia está em destaque nacional quando o assunto é café. Em 2022 o setor cafeeiro conquistou o prêmio Coffe of The Year como o melhor café do Brasil. No estado, foram realizados diversos eventos que motivaram a competitividade do setor e a qualidade dos produtos.

O 9º Rondônia Rural Show, que aconteceu no mês de maio deste ano, contou com a participação de mais de 3 mil pessoas. Durante o evento, o Sebrae preparou atividades voltadas ao produtor rural, e a cafeicultura foi um dos grandes destaques.

Todos os anos, o Sebrae, em parceria com a Secretaria de Estado da Agricultura (Seagri), realiza o Concurso de Qualidade e Sustentabilidade do Café de Rondônia. O 7° Concafé contou com a premiação dos melhores cafés do estado, com a degustação de cafés e com muita inovação para o setor cafeeiro amazônico.

Pela primeira vez, o Sebrae realizou o Desafio Koar Rondônia, que é um torneio onde se realiza o concurso de café filtrado. O objetivo do desafio Koar, que utilizou o Café Robusta Amazônico na prova de preparação, foi principalmente a integração entre os produtores com o preparo do café.

A participação do Sebrae na Semana Internacional do Café (SIC) garantiu o maior resultado já alcançado. Além da exposição e degustação dos cafés especiais de Rondônia, o já reconhecido robusta amazônico, o espaço especialmente preparado para promover a Indicação Geográfica Cafés Matas de Rondônia foi o verdadeiro epicentro das negociações e geração de negócios para os produtores de Rondônia.

Dos dez finalistas, nove eram de Rondônia. Entre os primeiros colocados estavam Edvaldo Sigoli, do Sítio Comcafé, em Cujubim, em terceiro lugar; João da Luz, do Sítio Coração de Mãe, de Cacoal, em segundo lugar; e o grande campeão do ano foi Licleison da Silva, da chácara Paraná, de Novo Horizonte do Oeste.

Saiba mais sobre as ações do Sebrae acessando o site www.sebrae.ro ou ligando gratuitamente para 0800 570 0800. Você também pode acessar o Sebrae pelo WhatsApp pelo mesmo número. Siga o Sebrae em Rondônia nas redes sociais: Instagram, Facebook, Twitter, LinkedIn e YouTube (@sebraero).

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo