Vice-governador José Jodan visita instalações da Fazenda Futuro em Porto Velho
O projeto Fazenda Futuro, nasceu na gestão do Coronel Marcos Rocha, no período em que foi Secretário de Estado da Justiça de Rondônia. A Fazenda Futuro tem como principal objeto à ressocialização de apenados, a produção de mudas para o fortalecimento da agricultura, além da produção de frutas. A Fazenda implementou às suas iniciativas o cultivo de mudas de cacau com apoio da Comissão Executiva de Lavoura Cacaueira (Ceplac).
Nesta terça-feira, (28/01), o vice-governador, José Jodan, visitou as instalações da Fazenda, momento em que os trabalhadores receberam o treinamento em enxertia de cacaueiros com clones de alta produtividade pela Ceplac. O treinamento é fruto do acordo de cooperação entre a as Secretarias de Estado da Agricultura (Seagri) e Justiça (Sejus), e a Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater).
Nesse treinamento, reeducandos e produtores do município de Porto Velho e entorno aprenderão três aspectos essenciais ao êxito do trabalho nessa unidade: condução, formação e manutenção de lavouras.
“Precisamos incentivar o cultivo cacaueiro em todo o Estado de Rondônia. O cacau é rentável e garante o lucro ao produtor”, pontuou o vice-governador José Jodan.
Segundo o vice-governador, a Fazenda Futuro, deverá ser espelho para a criação de novas unidades nos municípios de Rondônia. “A Fazenda Futuro promove a ressocialização dos apenados por meio do trabalho e ao mesmo tempo garante a redução do tempo da condenação. Eu e o governador Marcos Rocha queremos ampliar esse modelo em mais município do Estado e assim garantir um futuro aos nossos apenados”, finalizou.