GeralPolítica

“BOMBA” – Vereadores de Rolim de Moura aprovam em primeiro turno projeto que pode prejudicar a saúde e educação

Se aprovadas, emendas individuais de até R$ 300 mil por vereador podem ter efeitos no orçamento e na prestação de serviços essenciais.

No último semestre, um estudo da Confederação Nacional de Municípios (CNM) revelou que 51% das prefeituras brasileiras enfrentaram déficits nas receitas, ao mesmo tempo que os gastos públicos aumentaram. Isso levou a gestões a gastar mais do que arrecadaram, seja através de impostos ou repasses.

-->

Em uma decisão que vai na contramão do cenário, oito vereadores de Rolim de Moura (RO) aprovaram, nessa segunda-feira (28), o primeiro turno das emendas impositivas. A exceção foi o vereador Rony Ton, que se manifestou contra o projeto.

A proposta aguarda agora a aprovação definitiva em um segundo turno, antes de ser enviada ao prefeito Aldo Julio para sanção. Em um grupo de WhatsApp, o prefeito já expressou sua reprovação ao projeto, chamando-o de “vergonhoso”. “Para mim, esse projeto é uma grande vergonha. A responsabilidade de sancionar é deles, porque se chegar até mim, eu veto”, afirmou.

As emendas impositivas têm como objetivo reservar aos vereadores 2% do orçamento anual do município. Segundo o site Planeta Folha, se aprovado e sancionado, cada parlamentar terá cerca de R$ 300.000,00 à disposição para investir como julgar melhor.

Essa medida pode resultar em uma gestão municipal mais restrita, ou seja “engessada”, exigindo que o gestor municipal busque recursos junto aos vereadores para investir em setores como saúde, educação, agricultura e infraestrutura.

O projeto foi apresentado por oito vereadores: Cidnei da 200, Claudinho da Cascalheira, Walter da Obras, Renatão do Frigorífico, Ivan Vasconcelos, Eurico Gomes, Eliomar Monteiro e Juliana Nonato, e aguarda a análise em segundo turno.

Fonte Jornal Inforondonia, com Informações do Planeta Folha.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo