FAZENDO A DIFERENÇA: DER passa por transformação durante a nova gestão do diretor-geral do DER
Em menos de 60 dias à frente do Departamento Estadual de Estradas de Rodagem e Transportes de Rondônia (DER-RO) o novo diretor-geral, Elias Rezende, utilizou a estratégia T.B.C (Tirar a Bunda da Cadeira) e mostrou que não está para brincadeira. Rezende em seus primeiros dias percorreu todo o Estado visitando as 14 residências regionais e as 04 Usinas de Asfalto do DER, conhecendo de perto a realidade de cada região.
Mesmo com a pandemia do novo Coronavírus (Covid-19), com diversas obras paralisadas e uma malha viária deteriorada, diga-se de passagem, em algumas Rodovias estaduais já não existia mais pavimento. O novo diretor-geral, Elias Rezende deu início a uma maratona e correndo contra o tempo, arregaçou as mangas e iniciou os trabalhos. Mais uma vez, o governador Coronel Marcos Rocha acertou em cheio nesta nomeação, Elias vem fazendo a diferença.
O diretor-geral do DER, Elias Rezende explica que não existe formula mágica e sim a união do trabalho da equipe técnica com os servidores das regionais do DER. “Seguimos a determinação do governador, Coronel Marcos Rocha em realizarmos o planejamento de todas ações, visando a economia, porém garantindo a qualidade dos serviços com técnicas avançadas. Cada região possui sua necessidade e estamos trabalhando dia a dia para melhorar as rodovias estaduais pavimentadas e não pavimentadas”, pontuou.
As equipes do DER estão nos quatro cantos do Estado, trabalhando nos serviços de manutenção e recuperação das vias asfaltadas com operação tapa-buracos e reciclagem de trechos da rodovia, a partir da base e sub-base em 15. Recuperação e construção de pontes. Além disso, as rodovias não pavimentadas recebem a reconformação da plataforma (patrolamento), recomposição do revestimento primário (encascalhamento), limpeza lateral, drenagem, instalação de tubos metálicos e manilhas de concreto, entre outros.
Rondônia possui 52 municípios, com mais de 6000 quilômetros de rodovias sob a responsabilidade do DER, sendo que aproximadamente 4.500 quilômetros sem pavimentação asfáltica e outros 1.500 quilômetros asfaltados.