Saúde

Governo investe em estrutura para receber pacientes com Covid-19 e desafogar UTIs em Rondônia

Desde os primeiros meses de pandemia do coronavírus em Rondônia, ainda em 2020, o Governo do Estado criou medidas com intuito de frear o avanço de casos de contágio da Covid-19 e, consequentemente, evitar um possível agravo na Saúde. Uma das primeiras iniciativas foi garantir um reforço na criação de estruturas hospitalares na luta para salvar vidas.

-->

No ano passado, quando alguns estados estavam à beira de um colapso na Saúde, o Governo de Rondônia uniu esforços para reorganizar a assistência hospitalar, sendo que o Centro de Medicina Tropical de Rondônia (Cemetron) e a Unidade de Assistência Médica Intensiva 24 horas (AMI 24h) ficaram disponíveis exclusivamente para internações hospitalares da Covid-19.

O Governo do Estado organizou alas específicas para esses atendimentos, além de ter preparado o Centro de Reabilitação de Rondônia (Cero), na zona Leste de Porto Velho, para receber pacientes que necessitam de leitos de Unidades de Terapia Intensiva (UTIs).

Para atender a população, o Governo direcionou as atenções para equipar o Cero, com objetivo de receber os pacientes e, consequentemente, desafogar os demais hospitais que já estavam atuando no enfrentamento à Covid-19. Para garantir seu funcionamento, o Estado investiu em estrutura adequada com bombas de infusão, respirador, ambulância e o principal: equipe de Saúde para atender de imediato os pacientes.

Antes, o Cero era um Centro de Reabilitação, não um hospital, e por isso houve a necessidade de se fazer adequações, com a ajuda de empresários que ajudaram com as reformas e o Estado participou com o espaço físico e os leitos.

O secretário de Estado da Saúde (Sesau), Fernando Máximo, sempre tem pontuado a preocupação do Governo estadual, sendo um diferencial em relação a outros estados, e que não trata-se de estruturas de lonas, provisórias, mas de alvenarias, permanentes que maximizam a rede estadual de Saúde, o que demonstra responsabilidade com a aplicação do recurso público.

O Governo de Rondônia tem feito tudo o que é necessário para honrar o compromisso com a população, inclusive com a escolha de unidades hospitalares amplas e adequadas, bem localizadas, sendo reestruturadas, conforme as normas de biossegurança, abastecidas com material hospitalar e medicamentos. Além do atual momento que a força-tarefa do Estado disponibilizou mais 21 leitos de UTIs, sendo 11 no Hospital de Campanha de Rondônia e 10 no Cero, para reforçar o atendimento de pessoas com a Covid-19.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo