Brasil

IMPRESSIONANTE: Vídeo – Nuvem gigante de poeira encobre Franca-SP

Da janela do apartamento onde mora, a nutricionista Thaísa Vilas Boas registrou uma nuvem gigante de poeira na tarde deste domingo (26) em Franca (SP).

-->

“Eu nunca tinha visto isso. Não estava esperando. Foi aquela olhadinha na janela e eu vi a nuvem de poeira. Rapidinho ela se espalhou. Está a cidade inteira coberta de Franca, muito vento.”
Thaísa mora no bairro Residencial Amazonas. As imagens, feitas por volta das 17h, mostram a formação gigantesca ao lado da casa dela. De outros bairros, moradores registraram a poeira carregada pelo vento e que parecia ‘engolir’ a cidade.

Cerca de duas horas antes, moradores de Ribeirão Preto (SP) e de Jardinópolis (SP) registraram uma nuvem vermelha de poeira cobrindo as cidades. A terra suspensa antecedeu a chegada da chuva. Só em Ribeirão, em duas horas, foram registrados 24,4 milímetros.

Chuva esperada
Em Franca, a chuva também é aguardada com expectativa neste domingo. Por causa da estiagem severa que já dura três meses, os moradores enfrentam um racionamento de água desde o dia 2 de setembro.

Segundo a Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo (Sabesp), a seca afetou drasticamente a captação no Rio Canoas e no Córrego Pouso Alegre.

A partir desta segunda-feira (27), os bairros divididos em três blocos serão abastecidos por 36 horas e permanecerão outras 36 horas com as torneiras secas.
De acordo com Thaísa, Franca havia registrado pancadas de chuva pela manhã deste domingo. Por volta das 17h, começou a chover fraco na cidade.

“Está complicado o abastecimento. Essa semana vamos ficar 36 horas sem água e 36 horas com. Precisa muito chover. Agora, eu não tenho nem como limpar o apartamento [depois da tempestade de poeira] porque nem água tem.”

Em nota emitida no início da noite deste domingo, a Sabesp pediu a colaboração dos moradores para evitarem o uso indiscriminado da água para limpeza das casas após a nuvem de poeira.

“Não desperdicem água na limpeza de casas, quintais, calçadas e outras finalidades do tipo. Sabemos que o evento atípico de hoje trouxe uma grande quantidade de poeira e fuligem para dentro das casas. Mas o município passa por um período de severa estiagem, com rodízio no abastecimento de água. É preciso que todos usem a água de forma consciente, sem desperdícios.”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo