Geral

Aos 77 anos, hipertenso e diabético, pai de médico vilhenense é entubado, mas sobrevive à Covid-19

Nas redes sociais, o médico Nilton Migiyama, um dos profissionais mais conhecidos de Vilhena, narrou a façanha do pai, o comerciante Katsuhiko Migiyama que, aos 77 anos, chegou a ser entubado, após diagnosticado com a Covid-19, mas conseguiu se recuperar.

-->

Dono de um pequeno mercadinho de bairro em Belém, no Pará, Estado que vem se tornando um dos mais atingidos pela epidemia, o idoso estava isolado, mas segundo o filho, pode ter se descuidado e mantido contato com algum freguês contaminado.

O urologista, que é o filho mais velho, admite que uma combinação de fatores livrou o pai da morte, já que, além da idade, o velho Katsuhiko tem outras complicações de saúde, como diabetes, hipertensão e tabagismo: competência da equipe de assistência (médicos, enfermagem, fisioterapeuta, fonoaudiólogos, nutricionistas, colaboradores), além dos equipamentos e medicações necessárias, e “milagre”. Nilton destaca outro detalhe da cura: muita fé em Deus.

De acordo com a estudante de Jornalismo Eiko Usuki Migiyama, neta do ancião, que acompanhou o tratamento, ele nasceu na província japonesa de Kumamoto, e veio para Brasil ainda criança, no início dos anos 1950. Desde então, trabalha no comércio.

Ao narrar a saga do avô, a acadêmica mostrou que o migrante oriental é mesmo resistente: antes de sobreviver ao Coronavírus, ele saiu ileso da Segunda Guerra Mundial, quando o Japão foi arrasado por duas bombas atômicas; também escapou da fome no pós-guerra e, até hoje, tem uma bala alojada no abdome, disparada durante um assalto que sofreu.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo