Geral

Incentivo ao empreendedorismo do turismo é massificado em Simpósio de Líderes Estudantis

O objetivo é promover a valorização do papel do líder escolar e o incentivo ao turismo no contexto histórico

-->

Para fortalecer e valorizar a educação atrelado às estratégias de empreendedorismo voltado ao turismo, o Governo de Rondônia, por meio da  Secretaria Estadual de Educação (Seduc) e Superintendência Estadual de Turismo (Setur), realizou, na manhã de terça-feira (29), a segunda palestra do Simpósio de Líderes Estudantis “Projetando o Futuro”. A live foi transmitida no canal da Mediação Tecnológica. O evento foi apresentado pela professora Sandra Teixeira e contou com a presença do superintendente da Setur, Gilvan Pereira, e do professor João Belarmino dos Santos.

O objetivo do evento é promover a valorização do papel do líder escolar e o incentivo ao turismo no contexto histórico e econômico. O planejamento para que, futuramente, o projeto se expanda é formar a seleção de 108 alunos e 52 professores, para que juntos formem um grupo de líderes distribuídos nas escolas do ensino médio da Rede Estadual, visando a realização de palestras e um “City Tour”. A proposta é envolvê-los cada vez mais com a escolha do melhor dialogador, utilizando critérios como: o melhor desempenho nas atitudes e valores.

Naiane Lavick de Souza falou sobre os potenciais turísticos da região Norte

Durante o evento, os alunos representantes e líderes de grupos escolares, como Naiane Lavick de Souza, estudante do 2º ano na Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Professora Antônia Vieira Frota, foram protagonistas de vídeos onde expuseram os potenciais turísticos das regiões onde residem. “A cultura do Norte abrange uma grande área, onde músicas, danças e crenças fazem parte da cultura. Aqui na região Norte é composta por Acre, Amazonas, Amapá, Pará, Roraima, Rondônia e Tocantins. A região Norte é muito conhecida pelas festividades, sendo elas, Sírio de Nazaré, Festival de Parintins e a Flor-do-Maracujá que ocorre em Porto Velho, capital de Rondônia.Temos também variedades de comidas típicas, como pato no tucupi, tacacá e o famoso açaí…” ressaltando a cultura nortista.

INCENTIVO À CULTURA

Apesar da pandemia, Rondônia manteve o foco em consolidar o turismo regional. De acordo com Gilvan Pereira, o turismo pode se solidificar, a exemplo da força do agronegócio. “O turismo gera emprego, renda, negócios e muitos estados são sustentados pelo turismo no Brasil, até mesmo países como o Peru, por exemplo, conseguem se manter principalmente do turismo. Rondônia está neste patamar de desenvolvimento, queremos apresentar nossos potenciais, e muitos rondonienses ainda não sabem do nosso potencial”.

Rondônia possui belezas naturais a serem contempladas, além de estruturas de hotéis, resorts, parques aquáticos,  comunidades indígenas,  pesca esportiva e muito mais. Para o turismo ganhar esse reforço na expansão dos potenciais, Gilvan fala do impulsionamento promovido pela parceria com a Seduc, para que alunos, tão logo, se interessem pelo empreendedorismo do turismo, “O jovem é uma máquina, hoje, para fazer a economia crescer. Daqui a quatro anos, os que estão no 9º ano por exemplo, já estarão no mercado de trabalho, e se hoje esses alunos não estiverem atualizados e bem informados podem perder as grandes oportunidades que tem”.

O destaque também foi para os eixos do Desenvolvimento do Turismo, onde foi ressaltada a capacitação para guias de turismo que vem sendo realizado através de workshops. “Já temos 20 guias de turismos capacitados com nossos projetos, e essa semana teremos mais um evento: o “Supera Turismo” onde vamos receber o ministro do turismo Wilson Machado”, disse Gilvan Pereira.

O professor João Belarmino defendeu, em sua palestra, a valorização do papel do líder e pontuou um dos  projetos de lideranças estudantis da coordenadoria de educação, que é a implantação de  51 grêmios estudantis somente na capital “Esse projeto busca levar no segundo semestre, em todo estado a formação de lideranças estudantis, e os princípios para a liderança estudantil são o primeiro passo para levarmos esse trabalho”.

Para motivar os alunos ao empreendedorismo, ele pontuou diversas reflexões e citou a frase de Viktor Frakl, que reforça o sentido da vida, “Devemos acreditar num sentido maior da nossa existência”, proporcionando aos jovens um planejamento a médio e longo prazo, focando nos potenciais turísticos de Rondônia.

Os próximos eventos devem acontecer conforme o planejamento do Simpósio, nos dias 7 de julho e 16 de agosto, ao vivo no Canal da Mediação Tecnológica.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo