Geral

Rolim de Moura: Semmadu e Recicoop fazem Pit Stop Educativo sobre coleta de resíduos sólidos

No dia 29 de outubro a Secretaria de Meio Ambiente Desenvolvimento Urbano e Turismo (Semmadu) de Rolim de Moura (RO) em parceria com a Cooperativa de Catadores (Recicoop) realizou um Pit Stop Educativo sobre resíduos sólidos, ou seja, sobre o “lixo”. Esta ação teve o objetivo de conscientizar a população sobre o manuseio e o descarte correto do “lixo” que se produz no dia a dia como também, divulgar o Ecoponto instalado pela Recicoop na Avenida 25 de Agosto (em frente ao Banco Itaú), onde foram distribuídas lixeirinhas para carro e panfletos educativos sobre a coleta seletiva.

-->

De acordo com a Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS) Resíduos sólido é “todo material, substância, objeto ou bem descartado resultante de atividades humanas em sociedade”. São inúmeros os impactos decorrentes da má gestão dos resíduos sólidos, podem causar poluição atmosférica, poluição hídrica, poluição do solo e poluição visual, e, além disso, dependendo do tipo de resíduos, podem causar doenças para população, ocasionando o dano a saúde das pessoas.

Dos orgânicos aos inorgânicos, dos entulhos ao lixo domiciliar, todo resíduo sólido tem seu valor. Administrá-los da melhor forma possível é responsabilidade de todos, desde empresas dos mais variados setores até os cidadãos comuns, passando pelas autoridades e instituições competentes do poder público.

A coleta seletiva é uma forma de minimizar os impactos gerados pela produção dos resíduos. Praticar a coleta seletiva é um dos pilares do consumo sustentável. A coleta seletiva exige que os descartes sejam separados em úmidos, secos, recicláveis e orgânicos. E dentro dessas categorias há subcategorias. Os recicláveis, por exemplo, abrangem o alumínio, o papel, o papelão e alguns tipos de plástico, entre outros. Quando os materiais recicláveis são coletados e chegam às cooperativas, eles são separados minuciosamente para serem reaproveitados. O que não é reaproveitado é levado para aterros sanitários.
A reciclagem é fundamental para evitar desperdícios e aproveitar ao máximo cada material oferecido pelo meio ambiente. Se não fosse a reciclagem, os materiais levariam décadas e séculos para conseguir chegar à decomposição. Dessa forma, além de contribuir para a degradação natural, a reciclagem ainda ajuda para a geração de renda.

A Semmadu convoca a população a praticar a separação do lixo em casa e a levar o lixo reciclável para o Ecoponto, pois a Cooperativa de Catadores de materiais recicláveis (Recicoop) garante a renda de suas famílias com a coleta de lixo reciclável. São trabalhadores fundamentais à sociedade, visto que conseguem diminuir significativamente os resíduos espalhados em locais inadequados e fazer com que os materiais sejam aproveitados ao máximo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo