Geral

VÍDEO – Como é feito a salsicha?

Hummm! Nada melhor que um cachorro quente não é mesmo?!

-->

Mas você já imaginou como é feito um dos ingredientes principais do seu cachorro quente? A salsicha. Para ser sincero com você já ouvi dizer que é feita com restos de animais e coisas assim e por isso decidi descobrir junto com você:

Como é feito a salsicha?

CARNE

No começo desse passo-a-passo tem a seleção da carne, ela pode ser de boi, frango ou porco. Contém a matéria prima mais acessível conhecida como CMS. Quando você encontrar a sigla CMS na embalagem da salsicha saiba que significa “carne mecanicamente separada” ou seja a indústria possui maquinas que separam a carne dos ossos para aproveitar tudo e não desperdiçar nadinha, contem gordura de porco, e dependendo a marca da salsicha pode conter: coração de porco, rins, fígado, língua, e eu disse “pode” conter, isso porque é colocado dessa forma na descrição da etiqueta do alimento. Será que nem a empresa sabe o que está produzindo? Enfim A carne é cortada em pedacinhos e moída.

TEMPEROS

Após a carne ser separada e moída é enviada a um aparelho que transforma a mistura em uma espécie de farelo homogêneo em seguida são adicionados alguns temperos que na grande maioria são eles: água, proteína de soja, sal, amido de milho, açúcar ,alho, cebola, pimenta, aromatizantes, realçador de sabor e corantes como urucum e alguns conservantes. E não sei você mas olhando isso ai não sei se vou conseguir comer outro cachorro quente depois desse vídeo.

ESTUFA

Finalizado a mistura é a massa homogenia é enviada para começar a encher as tripas que podem ser naturais, como intestinos de carneiros ou artificiais feitas de plástico ou celulose. Na grande parte é usada película de celulose para dar o formato que conhecemos nesse caso o a película de celulose é removida após esse processo. Após serem fechadas as salsicha são enviadas a uma estufa onde ficara por meia hora a cerca de 80°C para o cozimento. Após o processo de cozimento as salsichas são resfriadas para matar os microrganismos que possam ter sobrevivido no alimento.

EMPACOTAMENTO

Nesse último processo as salsichas já estão aromatizadas, e não estão mais parecendo uma meleca gigante, então são enviadas para o empacotamento, onde são separadas e agrupadas isso da forma que cada empresa decide. Após empacotada ela é enviada para os consumidores e provavelmente chega ai naquela lanchonete que você costuma pedir seu hot-dog.

Eai! aventureiro gostou do vídeo de hoje? Responde ai pra mim você come cachorro quente?

LINK DO VÍDEO: https://www.youtube.com/watch?v=vhsExz3hQ-Q

FONTE: Mais Curiosidades

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo