Geral

Isenção do rodízio de carros em São Paulo: saiba quem tem direito

Descubra quem tem direito à isenção do rodízio de carros em São Paulo e entenda como solicitar esse benefício

Se você possui um veículo e precisa circular em São Paulo, provavelmente já se deparou com o rodízio veicular, uma medida adotada pela Prefeitura para controlar o tráfego e reduzir a poluição na cidade. No entanto, algumas pessoas possuem o direito à isenção desse rodízio. 

-->

De acordo com as regras estabelecidas pela Prefeitura de São Paulo, algumas categorias de veículos e condutores são isentos do rodízio. São eles:

  • Pessoas com deficiência: condutores que possuem a Carteira Nacional de Habilitação (CNH) com a observação de que é necessária adaptação do veículo devido à deficiência física ou mobilidade reduzida.
  • Táxis e veículos de aplicativo: táxis cadastrados na cidade de São Paulo, assim como veículos de aplicativos de transporte individual de passageiros, estão isentos do rodízio.
  • Veículos de empresas: alguns veículos de empresas que prestam serviços essenciais, como ambulâncias, carros de segurança e veículos de carga, também são isentos do rodízio.
  • Veículos movidos a energia elétrica: carros elétricos ou híbridos plug-in, que possuem uma bateria recarregável e um motor que utiliza combustível, também são isentos do rodízio.

É importante ressaltar que, mesmo que você se enquadre em uma dessas categorias, é necessário realizar um cadastro prévio junto à Prefeitura para obter a isenção. Para isso, é necessário entrar em contato com a Companhia de Engenharia de Tráfego (CET) de São Paulo e seguir os procedimentos indicados por eles.

Ao solicitar a isenção do rodízio, é necessário apresentar a documentação específica de cada categoria, como laudos médicos, comprovantes de propriedade do veículo, entre outros. É importante verificar quais são os documentos necessários para o seu caso específico e seguir as orientações da CET.

Vale lembrar que a isenção do rodízio se aplica apenas ao trânsito na área de restrição durante os horários estabelecidos. Fora desses períodos, a circulação deve seguir as regras normais de tráfego.

Algumas categorias de veículos e condutores têm direito à isenção do rodízio de carros em São Paulo, como pessoas com deficiência, táxis e veículos de aplicativo, veículos de empresas de serviços essenciais e carros movidos a energia elétrica. No entanto, é necessário realizar um cadastro prévio junto à CET e apresentar a documentação adequada. Portanto, se você se enquadra em uma dessas categorias, verifique os procedimentos necessários para obter a isenção e desfrute desse benefício.

 

Botão Voltar ao topo