Saúde

Policiais Penais da Casa de Prisão Semiaberto de Rolim de Moura participam de palestra sobre como transformar o estresse em um amigo e agente motivador no trabalho

Um dos objetivos do Governo de Rondônia, em parceria com suas gerências regionais do Sistema Penitenciário, tem sido o investimento na prevenção aos danos que o trabalho pode causar a saúde mental dos servidores públicos, principalmente os Policiais Penais, que desenvolvem suas atividades em locais mais propícios ao estresse e ao adoecimento.

Com o apoio do gerente regional de Rolim de Moura (RO) da Sejus (Secretaria de Estado da Justiça), Leandro Delgado e do diretor da Casa de Prisão Semiaberto de Rolim de Moura, Sidnei Fernandes Fraga, deu-se continuidade ao projeto já iniciado no mês de janeiro 2020, visando o bem-estar e a saúde mental dos policiais penais.

As ações contam com a parceria da Psicóloga Mestre Elizangela Codinhoto, que desde 2014 vem realizando estudos sobre a saúde mental dos policiais penais e dos agentes socioeducativos. Nesta quinta-feira, (21/02), a psicóloga realizou uma palestra sobre que é o estresse e como transformá-lo num agente potencializador da saúde mental, motivando o ser humano ao invés de provocar doenças.

A Saúde Mental é uma das principais preocupações que devemos ter sobre nós, ainda mais com a rotina exaustiva que podemos ter. Selye (1956) foi o primeiro autor a utilizar na área da saúde o termo estresse, caracterizando-o como uma “Síndrome Geral de Adaptação” (SGA) decorrente de um evento que exige esforço do indivíduo em termos de adaptação. Este estressor gera a quebra da homeostase interna do indivíduo, alterando a capacidade do organismo de manter sua constância.

A palestra se baseou num estudo realizado nos Estados Unidos que acompanhou trinta mil adultos e demonstrou que 43% das pessoas que acreditavam que o estresse é prejudicial à saúde morreram prematuramente e/ou tiveram complicações em sua saúde física e mental, e que, portanto, morriam em razão da crença e não da doença. O estudo comprovou que se mudarmos a crença que temos sobre o estresse também podemos mudar os seus efeitos nocivos transformando em amigo, capaz de nos ajudar a sermos resilientes, afirma a Psicóloga Americana Kelly McGonigal.

“O governador, Coronel Marcos Rocha tem dado apoio a formação de servidores que multiplicam suas formações como é o caso da Ms. Psicóloga Elizangela Codinhoto, lotada na penitenciária Regional de Rolim de Moura, que juntamente com o diretor Maxuel dos Santos e da gerência Regional Leandro Delgado estão se reunindo para elaboração de projetos que foquem cada vez mais a prevenção e os cuidados com a saúde mental dos servidores públicos. Por isso, a importância de investirmos em servidores que estejam dispostos a participar de ações que coloquem em prática os objetivos do governo, como é o caso do Diretor Sidnei e da Psicóloga Ms. Elizangela Codinhoto, que tem sido uma grande parceira em nossa gestão”, frisou o gerente regional da Sejus, Leandro Delgado.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo