Polícia

Mulher cai no golpe de ‘Don Juan’ que se passava por fiscal da Receita Federal

Uma mulher, que preferiu não ter a identidade divulgada, contou à TV Anhanguera que foi uma das vítimas de um falso fiscal da Receita Federal apelidado de “Don Juan”, em Goiás. Segundo a Polícia Civil, David A. B, de 30 anos, está preso no Ceará suspeito de aplicar golpes em várias cidades brasileiras, oferecendo diversos produtos por preços muito abaixo do valor de mercado e que nunca entregava.

-->

O jornal não conseguiu localizar o responsável pela defesa do preso para pedir uma posição sobre o caso.

A mulher que relatou ter sido vítima do “Don Juan” contou que o homem se apresentou a ela como “Berlim”. De acordo com a vítima, ele parecia uma pessoa idônea e de confiança.

“Eu conheci o Berlim através de uns amigos, os quais ele já havia conquistado também. Ele se mostrava uma pessoa muito educada, carismática, prestativa. Extremamente confiante, alegre. Conversava bem”, descreveu.

A mulher contou que o “Berlim” oferecia produtos eletrônicos a preços muito abaixo dos valores de mercado justificando que conseguia esses preços por trabalhar na Receita Federal. No entanto, cobrava um valor adiantado das vítimas para fazer as compras.

“Ele dizia que, para fazer essas compras, ele pedia um determinado valor, compraria junto com ele, que seria tudo legal, que tudo sairia com notas fiscais, direitinho, que não teria problema pra ninguém”, disse a mulher.

A vítima e um grupo de amigos fizeram uma compra de R$ 5 mil com o golpista e nunca viram os produtos – quais itens que eles tentaram adquirir não foram divulgados.

“Ele conseguia a confiança das pessoas, mostrava fotos dele trabalhando. […] Com a demora para chegar os produtos ele começou a se afastar e bloquear todo aquele grupo de amigos. Percebi o sumiço dele e ficou claro que se tratava de um golpe”, completou.

De acordo com a delegado Leonilson Pereira, foi cumprido, na segunda-feira (17), um mandado de prisão preventiva contra o suspeito, que já cumpre pena no Presídio de Caucaia, no Ceará. Conforme o delegado, em Goiás o suspeito causou um prejuízo de R$ 50 mil às vítimas.

David ficou conhecido em Roraima em 2017 por cometer crimes por lá. A Polícia Civil local apurou que o homem fez mais de 70 vítimas no estado.

Vida de luxo

Investigações apontam que, com o dinheiro arrecado por meio dos golpes, o suspeito ostentava um vida luxo nas redes sociais. De acordo com o delegado, David chegava a usar uniformes das instituições para dar mais credibilidade a sua atuação.

“Tivemos acesso à imagens que demonstram uma vida de luxo que ele levava, o qual exibia suas viagens, andanças em carros de luxo e manuseio de altos valores em dinheiro”, afirmou.

A reportagem solicitou um posicionamento à Receita Federal, na tarde de terça-feira (16), já que o suspeito divulgava fotos usando o uniforme da instituição, e aguarda retorno.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo