Saúde

Médica revela truques para minimizar a cicatriz de cirurgias plásticas

Ter uma cicatriz quase imperceptível é o sonho de quem realiza qualquer cirurgia plástica. Felizmente, com os produtos certos e alguns cuidados básicos, é possível (sim!) conquistar uma cicatrização impecável.

-->

Quem garante é a cirurgiã plástica Milena Carvalho, à frente da Clínica Lapidat, em Brasília. A especialista revela que, para isso, o paciente deve seguir à risca os seguintes passos:

– Não tracionar a região do corte até a total cicatrização;
– Aplicar diariamente gel cicatrizante de qualidade nas lesões;
– Usar fitas de silicone para proteger o local após a retirada dos pontos;
– Manter a pele sempre limpa e seca;
– Não expor a cicatriz ao sol e nem as demais partes do corpo, para não correr o risco do organismo aumentar a produção de melanina e escurecer a marca;
– Para reforçar a proteção contra o sol, utilizar protetor solar diretamente na lesão.

Milena afirma que a cicatrização em pessoas com queloide exige cuidados ainda maiores. “A esses pacientes, procedimentos estéticos também são indicados. A infiltração intra lesional de corticoide e o laser de CO2, por exemplo, ajudam muito a melhorar a textura, a cor e a aparência geral das cicatrizes queloideanas, até das mais antigas”, elucida.

Por fim, a médica alerta que é preciso boas doses de paciência, uma vez que o processo de cura da pele é naturalmente lento. “Só após um ano será possível interromper a rotina de cuidados e identificar como será a cicatriz final.”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo